Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Barueri: vereadores aprovam PL que estimula a reinserção de idosos no mercado de trabalho

Logo Giro
PL foi paresentado pelo verador Thiago Rodrigues (Divulgação/Reprodução Redes Sociais)

“Hoje, o idoso leva seu currículo e não consegue uma oportunidade. Sendo que ele construiu o nosso Brasil; a herança dele construiu nossa história”, disse o vereador e autor do PL, Thiago Rodrigues (PDT)

Na 27ª sessão da Câmara Municipal de Barueri, realizada na última terça-feira (6), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei número 072/2022, de autoria de Thiago Rodrigues (PDT). O PL dispõe sobre a criação do programa “De Volta ao Trabalho”, que busca estimular a reinserção dos idosos no mercado de trabalho para exercer atividade remunerada ou não. “Hoje, o idoso leva seu currículo e não consegue uma oportunidade. Sendo que ele construiu o nosso Brasil; a herança dele construiu nossa história”, defendeu o parlamentar.

O projeto de lei tem o objetivo de promover a intermediação entre trabalhadores idosos cadastrados e a oferta de vagas de emprego; proporcionar mecanismos de formação, qualificação e reciclagem profissional; incentivar a promoção de vagas não remuneradas; entre outras iniciativas. “O PL busca reduzir o impacto econômico do envelhecimento populacional. Além disso, quer promover uma rede de contato para pessoas idosas no propósito de minimizar eventual isolamento social”, diz Rodrigues.

Banco de dados
O programa poderá integrar um eventual Banco de Oportunidades do município, servindo de base de dados para a Prefeitura de Barueri. O banco contará com empresas e órgãos, públicos e privados, que desejam participar do programa. Outra finalidade é a divulgação de vagas disponíveis para idosos em unidades administrativas da prefeitura e em plataforma digital, promovendo a intermediação entre estas oportunidades de trabalho e os idosos cadastrados.

“As empresas podem abrir uma porcentagem de contratações voltada para idosos. Isso trará mais dignidade para que eles levem o pão de cada dia para dentro de casa”, finalizou o vereador.

Receba nossas notícias em seu e-mail