giro

Barueri: vereadores aprovam cartazes ensinando manobra para primeiros socorros em casos de asfixia

Logo Giro
Projeto seguiu para sanção do prefeito Rubens Furlan (Marco Miatelo/Câmara de Barueri)

Objetivo é auxiliar prontamente as vítimas desse tipo de obstrução das vias respiratórias. A medida é obrigatória a qualquer estabelecimento que ofereça o consumo de alimentos

Escolas, creches e restaurantes terão que afixar cartazes explicativos sobre como lidar com pessoas engasgadas com alimentos. O objetivo é socorrer prontamente as vítimas desse tipo de obstrução das vias respiratórias. A medida é obrigatória a qualquer estabelecimento comercial em que haja consumo de alimentos. Os cartazes deverão conter também os telefones dos serviços de emergência.

LEIA TAMBÉM: Câmara de Barueri aprova ajuda de até R$10 mil a vítimas das chuvas

Trata-se de um projeto de lei aprovado pelos vereadores na sessão de terça-feira, 25, que obriga os estabelecimentos a colocar os avisos em local visível e com ilustrações que demonstrem o passo a passo da manobra de Heimlich, como é conhecido o procedimento de socorro nesses casos. Os cartazes deverão conter também telefones dos serviços de emergência.

“A divulgação dessas informações em escolas, creches, restaurantes e lanchonetes, locais de frequente ocorrência de asfixia por aspiração de alimentos é uma medida extremamente barata que pode contribuir para salvar muitas vidas”, justificou o vereador Keu Oliveira (PTB), autor do Projeto de Lei 21/2023.

Manobra de Heimlich

Nomeada em homenagem ao médico norte-americano Henry Heimlich, a manobra foi descrita pela primeira vez em 1974 e consiste em fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada que deve expelir o objeto da traqueia da vítima.

Receba nossas notícias em seu e-mail