Search
Close this search box.
giro

Barueri, Cotia, Osasco e região registram aumento de roubo de veículos em sete meses

Logo Giro
Osasco contabilizou 60 roubos de veículos (Caio Henrique/Prefeitura de Osasco)

De janeiro a julho de 2023, os dezes municípios contabilizaram 1.047 veículos roubados. Ao passo que, ao longo desse intervalo, nenhuma cidade registrou roubo à banco

As 12 cidades da Região Oeste da Grande São Paulo registraram leve aumento de 4% no número de roubos de veículos nos primeiros sete meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022. Os dados foram levantados com exclusividade pela reportagem do Giro, junto à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), nesta quarta-feira (30).

De janeiro a julho de 2023, Barueri, Osasco e outros dez municípios contabilizaram 1.047 veículos roubados. Neste mesmo intervalo de tempo, no último ano, 1.004 delitos deste tipo foram registrados. Ao passo que, ao longo desse intervalo, nenhuma cidade registrou nenhum roubo à banco. 

Osasco e Cotia tiveram mais ocorrências

No total, no sétimo mês deste ano, as localidades que compõem um consórcio intermunicipal catalogaram 150 veículos roubados. Osasco e Cotia foram as cidades que mais compilaram casos, com 60 e 30 respectivamente.

Leia Mais: Osasco: homens são presos acusados de sequestro e roubo

Já Barueri e Cajamar, anotaram, respectivamente, 14 e 12. Araçariguama e Santana de Parnaíba registraram apenas um caso cada uma nesse mesmo período. Enquanto Pirapora do Bom Jesus não contabilizou nenhuma ocorrência de roubo de veículo.

Entre os casos mais recentes, no último sábado (26), agentes do 14º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano protagonizaram uma perseguição cinematográfica nas ruas de Osasco. O desfecho de alta tensão culminou na recuperação de um veículo roubado e na prisão de um homem, que não teve a identidade revelada.

Cotia registrou 30 roubos de veículo em julho (Vagner Santos/Prefeitura de Cotia)
Cotia registrou 30 roubos de veículo em julho (Vagner Santos/Prefeitura de Cotia)

Ao mesmo tempo, no domingo (27), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) prenderam três indivíduos acusados de roubo de veículo em Cotia. A captura ocorreu na após o trio colidir com o automóvel contra um poste na estrada do Capuavá, no bairro Jardim Sabiá.

“Em julho, as polícias Civil e Militar conseguiram recuperar 879 veículos. No acumulado até o mês passado já são 6.117 automóveis com queixa de roubo ou furto recuperados. A quantidade teve uma leve alta em relação aos sete primeiros meses do ano anterior, que terminaram com 6.110 recuperações”, afirmou a SSP-SP.

Os roubos de veículos tiveram uma redução expressiva durante o mês de julho na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A queda foi de 18,1%, de 1.195 para 979 queixas. No acumulado do ano, houve uma diminuição de 7,4% nos roubos de veículos, com 7.031 ante 7.593 registros.

Leia Mais: Cotia: Polícia investiga homem suspeito de assassinar amigo

Barueri, Cotia, Osasco e região registram aumento de roubo de veículos em sete meses

Outros crimes também tiveram redução

Os latrocinios – roubos seguidos de morte – continuam em queda na Região Metropolitana. Segundo a SSP-SP (SP), em sete meses foram 14 crimes contra 18 registrados no mesmo período do ano passado – redução de 28,5%. Em julho deste ano, a polícia registrou três latrocínios.

Os homicídios dolosos também diminuíram nos períodos analisados. Em julho, os casos recuaram de 60 para 26. Na comparação do acumulado do ano, a redução também é expressiva, de 17,9% a menos, passando de 340 para 279 mortes intencionais.

Em julho, Pirapora do Bom Jesus não registrou nenhum roubo de véiculo (Divulgação/Cioeste)
Em julho, Pirapora do Bom Jesus não registrou nenhum roubo de véiculo (Divulgação/Cioeste)

“Os dois tipos de crime seguem em queda histórica. Tanto os latrocínios quanto os homicídios dolosos estão com os menores números, no comparativo acumulado, desde quando a série teve início, em 2001. Na série histórica mensal, o índice de homicídios dolosos também teve o menor registro”, explicou o órgão.

Leia Mais: Cotia: Polícia investiga homem suspeito de assassinar amigo

Produtividade policial

O trabalho intenso das polícias nos sete primeiros meses do ano resultou na prisão de 16.581 pessoas — 2.489 só em julho —, número 5,8% maior na comparação com o mesmo período de 2022, quando 15.679 infratores foram detidos.

(Divulgação/SSP-SP)
(Divulgação/SSP-SP)

Nos sete meses deste ano, a polícia já apreendeu 901 armas de fogo ilegais. Só em julho, as forças de segurança retiraram de circulação 127 armas ilegais.

“Em julho, os policiais apreenderam na grande São Paulo pouco mais de 5 toneladas de drogas. A maior quantidade foi de maconha (4,8 toneladas). Neste ano, de janeiro até o mês passado, foram retiradas de circulação 17,5 toneladas de entorpecentes”, reiterou a SSP-SP.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail