Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Barueri abre agenda para vacinação contra a raiva

Logo Giro
A vacina pode ser aplicada em cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que saudáveis (Divulgação/Secom Barueri)

O posto fixo estará no Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), localizado na Rua Anhanguera, 200, Vila São Francisco, Barueri

A cidade de Barueri abriu, nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, a agenda de vacinação contra a raiva. Importante ressaltar que, entre os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024, a aplicação da vacina continuará acontecendo às segundas e quartas-feiras, das 9h às 11h e das 13h às 15h30, exceto nos períodos de 25 a 29 de dezembro e também de 1º a 5 de janeiro. A programação voltará à normalidade a partir do dia 8 de janeiro de 2024.

Serão disponibilizadas 75 doses para cada um dos dois dias. Não será necessário agendamento, as doses serão aplicadas até se esgotarem. O posto fixo estará no Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), localizado na Rua Anhanguera, 200 – Vila São Francisco.

Para facilitar o atendimento, é necessário que o tutor leve o Termo de Responsabilidade impresso, preenchido e assinado. Você pode baixá-lo no site. A raiva é uma doença fatal que pode ser transmitida às pessoas através da mordida ou arranhadura de cães e gatos infectados pelo vírus rábico. Por esta razão, a vacinação de cães e gatos é essencial para a prevenção contra a doença.

Recomendação sobre a vacinação em Barueri

Barueri abre agenda para vacinação contra a raiva
A vacinação de cães e gatos é essencial para a prevenção da raiva (Divulgação/Freepik)


A vacinação pode ser administrada em cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que estejam saudáveis. Animais doentes, em tratamento ou em processo de recuperação de cirurgias devem aguardar a completa recuperação. Fêmeas com suspeita ou confirmação de prenhez (gestação) não devem receber a vacina.

É fundamental que os cães sejam conduzidos por pessoas responsáveis (maiores de idade) capazes de controlar o animal. Cães de qualquer espécie que demonstrem agressividade ou histórico de mordeduras, assim como aqueles das raças “pit bull”, “rottweiler” e “mastim napolitano”, devem usar focinheira adequada (Lei Estadual 11.531, de 11 de novembro de 2003).

Já os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e de forma segura, evitando serem soltos livremente para prevenir acidentes e fugas, pois o Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ) está próximo à linha de trem e à avenida principal. Para mais informações, é possível contatar o DTCZ pelo telefone (11) 4198-5679 ou pelo e-mail saude.vszoonoses@barueri.sp.gov.br.


LEIA TAMBÉM. Feiras de adoção de pets em Barueri começam nesta sexta (1)

Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.



Receba nossas notícias em seu e-mail