Boeing 787-8 Dreamliner seguia para Londres com 230 passageiros e 12 tripulantes; aeronave caiu em área residencial logo após decolar do aeroporto de Ahmedabad, no estado de Gujarat
Um grave acidente aéreo ocorreu nesta quinta-feira (12) na Índia. Um avião da Air India, modelo Boeing 787-8 Dreamliner, que realizava o voo AI171 com destino ao Aeroporto de Gatwick, em Londres, caiu logo após decolar do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel, em Ahmedabad, no estado de Gujarat, no oeste do país.
A bordo estavam 230 passageiros, entre eles, 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense, além de 12 tripulantes. A aeronave perdeu altitude pouco depois de deixar a pista e colidiu com construções entre um hospital público e o bairro de Ghoda Camp, uma área densamente habitada.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
De acordo com o comissário de polícia de Ahmedabad, G.S. Malik, até o momento foram encontrados 204 corpos entre os escombros do avião e os prédios atingidos. “Infelizmente, não há indícios de sobreviventes”, afirmou. Testemunhas relatam que ao menos três edifícios foram atingidos e tomados pelas chamas.
A Federação da Associação Médica de Toda a Índia (Faima) informou que cinco estudantes da B.J. Medical College, cujos alojamentos ficavam nas proximidades, estão desaparecidos. Entre 50 e 60 feridos foram levados a hospitais da região, incluindo dois em estado crítico, internados em UTIs.
Segundo a reitora da faculdade, Minakshi Parikh, o avião atingiu uma parte do campus usada como refeitório, onde estavam entre 60 e 80 pessoas. Imagens aéreas e vídeos feitos por moradores mostram uma coluna espessa de fumaça preta e equipes de emergência tentando controlar o incêndio e resgatar vítimas.

Dados do sistema de rastreamento ADS-B indicam que o avião atingiu uma altitude máxima de apenas 190 metros antes de iniciar uma queda brusca, com velocidade vertical de aproximadamente 145 metros por minuto. O nível de elevação da pista do aeroporto é de cerca de 61 metros.
Ahmedabad, a maior cidade do estado de Gujarat, abriga mais de oito milhões de habitantes e possui bairros residenciais muito próximos ao aeroporto, o que agravou as consequências do acidente.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, lamentou a tragédia nas redes sociais, classificando o acidente como “de partir o coração” e disse estar “com todos os afetados neste momento doloroso”. Já no Reino Unido, o premiê Keir Starmer declarou que as cenas do desastre são “devastadoras” e prestou solidariedade às famílias. O rei Charles III e a rainha Camilla afirmaram estar “profundamente chocados” com a tragédia.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.