Valor será utilizado para melhorias na Linha 8. Pacote inclui a construção de uma escola ou creche em Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira e São Paulo
Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre as Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e do Consumidor e a concessionária ViaMobilidade foi assinado, nesta segunda-feira (14) e prevê melhorias nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda do sistema de trens. Foram dez meses de negociações para a assinatura do termo.
Com a assinatura do TAC, por ora, o Ministério Público de São Paulo deixa de pedir na Justiça o cancelamento da concessão das duas linhas. Porém, a Via Mobilidade vai compensar os passageiros pelas falhas na operação desde que assumiu a responsabilidade das linhas. Além disso, a empresa, vinculada ao grupo CCR, pagará R$ 150 milhões em indenização.
LEIA MAIS: ViaMobilidade adota tecnologia inédita nas Linhas 8 e 9
O valor da indenização será usado para construir um complexo esportivo no Grajaú, na Zona Sul da capital, com quadras, pistas de skate, bicicleta e caminhada. O pacote inclui ainda uma creche ou escola infantil, de R$ 8 milhões, em cada uma das seis cidades por onde a Linha 8 passa (São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Itapevi e Jandira.
Ampliação do mezanino e interligação das plataformas da Estação Barra Funda, da Linha 8-Diamante (incluindo a instalação de três novas escadas rolantes e a reforma de outras quatro já instaladas), para proporcionar melhor fluxo de passageiros e mais conforto e agilidade nos embarques, desembarques e integrações, além de reduzir o risco de superlotação das plataformas.
Acordo entre o MP e ViaMobilidade prevê prevê reformas em estações
Instalação de estrutura de interligação das plataformas da Estação Presidente Altino, para distribuir melhor a ocupação e o fluxo de passageiros, especialmente na integração entre as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, trazendo mais segurança e conforto.
LEIA MAIS: Em Osasco, ViaMobilidade realiza testes em novo trem
Reforma da Estação Antônio João, da Linha 8-Diamante, com a instalação de quatro escadas rolantes, quatro elevadores, novo mezanino, cobertura em toda área útil das plataformas de embarque e desembarque, piso de granito, novos sanitários públicos, bicicletário e paraciclo.