giro

Após enchentes, prefeito decreta ‘Calamidade Pública’ em Osasco

Cerca de mil famílias tiveram prejuízos com as fortes chuvas que caíram na cidade
Materiais foram entregues pelo Fundo Social às famílias desabrigadas (Foto: Divulgação)

Desde a última segunda-feira, 20, a cidade de Osasco está sob estado de Calamidade Pública, em decorrência das fortes chuvas que atingiram os bairros do Rochdale, Jardim Marieta e Jardim Santa Rita, na noite do último sábado. É o que diz o decreto do prefeito Rogério divulgado na imprensa oficial nesta semana.

De acordo com a medida, os temporais resultaram em danos humanos, materiais, ambientais e prejuízos econômicos e sociais, determinantes para que a prefeitura tomasse a decisão jurídica, para dispensar de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta à enchente.

Cerca de mil famílias sofreram perdas materiais com a fúria das águas que invadiram casas e estabelecimentos comerciais na região.

O decreto deve permanecer em vigor por um prazo de 90 (noventa) dias, permitindo-se uma prorrogação por igual período, se comprovada a necessidade.

Segundo a prefeitura, estão sendo realizados serviços de limpeza do Braço Morto do Rio Tietê e de córregos próximos à área atingida pelas enchentes. Além disso, o Fundo Social de Solidariedade está recebendo doações de alimentos, móveis, colchões e roupas que serão encaminhadas as famílias vítimas da chuva.