MOBILIDADE URBANA. Obras procuram dar mais fluidez ao trânsito da região, que possui gargalos nos horários de pico
Moradores de Alphaville e Tamboré terão mais uma opção de entrada e saída na região. Na cidade de Barueri, o novo acesso viário que ligará o Tamboré, a partir da avenida Ceci, com o Parque Imperial, na rua Tomé de Souza, está em processo de licitação, Segundo a Prefeitura de Barueri, a obra está prevista para ser concluída em 365 dias, contando a partir do seu início.
Em julho, novos acessos foram liberados para facilitar o deslocamento dos motoristas que entram e saem de Alphaville, e mesmo para quem circula apenas na região. A alça de saída da ponte Akira Hashimoto, que dá acesso direto à avenida Dr. Dib Sauaia Neto (Via Parque) é uma delas. O acesso visa o deslocamento dos motoristas que trafegam pelas imediações do bairro da Aldeia com destino a Alphaville, aliviando o congestionamento nos horários de pico.
“Essa alça é uma alternativa muito importante para os motoristas e motociclistas que agora poderão encurtar o caminho e ganhar tempo: ir para Osasco, pela avenida Piramboia, ou para o Parque Ecológico Tietê, região do Green Valley e Santana de Parnaíba sem precisar transitar pela estrada da Aldeinha, ruas Ceará e São Paulo para acessar a Via Parque”, afirma Beto Piteri, secretário de Obras de Barueri.
Outro exemplo é o trecho de 960 metros de extensão, que liga a avenida Mario Sadanori Doi (conhecida como avenida Café do Ponto), no Jardim dos Camargos, com a ponte Antonio Macedo Arantes/alameda Tocantins, em Alphaville.
“Tenho usado bastante os novos acessos, tanto para sair de Alphaville como para voltar para o bairro. Eles me economizam tempo. Os acessos estão onde o trânsito começa, sendo uma boa alternativa de escape, principalmente para quem trabalha longe como eu. Evito caminhões e o trânsito de escolas, facilitando a minha vida”, afirma a empresária Thais Bevilacqua.
O projeto da avenida Mário Sadanori Doi com Alphaville é uma antecipação da Prefeitura de Barueri em relação à construção das novas marginais da Castello Branco, investimento anunciado pelo governador do estado, Rodrigo Garcia. “É uma obra muito bonita e importante para ligação do bairro Boa Vista, Centro, Alphaville e região. Vai ajudar bastante na mobilidade do trânsito em nossa cidade. Temos como meta oferecer maior conforto, segurança e fluidez no tráfego”, destaca Piteri. O acesso à Rodovia Castello Branco será o mesmo já existente no Km 26A, ao lado da Praça Cinquentenário. O trevo já dá acesso a Alphaville, ao Centro de Barueri, a São Paulo e ao interior.
Em agosto de 2017, foi inaugurada a duplicação da Via Parque. O trecho de Barueri possui 1.160 de extensão margeando o Rio Tietê, a partir da alameda Andrômeda, passando em frente ao Parque Ecológico do Tietê.
Em Santana de Parnaíba, para melhorar a mobilidade urbana, a estrada da Bela Vista, que liga Alphaville ao centro, está sendo duplicada. A avenida Pentágono, próxima ao Corpo de Bombeiros, foi outro projeto de duplicação.

Alça de saída da ponte Akira Hashimoto, que dá acesso direto à avenida Dr. Dib Sauaia Neto, conhecida como Via Parque (Divulgação/Secom Barueri)