Em Alphaville e região, a primavera começa quente e com pouca chuva. Para este domingo (22), o calor deve ser intenso; confira mais detalhes
Mesmo com a volta do sol e a elevação das temperaturas em Alphaville e região, a propagação de uma frente fria pelo litoral paulista deve causar chuvas isoladas no fim de semana.
Segundo o Climatempo, a primavera de 2024 terá início às 9h44, neste domingo (22). Diferente do ano passado, quando a estação teve influência do El Niño e trouxe uma forte onda de calor, este ano terá um fenômeno La Niña se desenvolvendo no decorrer da estação. A previsão, até o momento, é de um de La Niña fraco.
O fenômeno climático será mais notado em novembro e em dezembro, aumentando as condições para chuva em áreas do Sudeste. Por conta disso, corredores de umidade devem se organizar no fim de novembro e é possível haver a formação de eventos de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em dezembro.
“Uma característica básica da primavera é o aumento do calor. O Hemisfério Sul tem naturalmente um aquecimento maior porque ocorre um aumento da insolação. Isso quer dizer que o número de horas de sol para aquecer o ar vai aumentando cada vez mais até o fim da estação. Assim, o predomínio de dias quentes é normal durante a primavera. Recordes de calor, temperaturas extremas também são comuns nesta estação e grande parte do Brasil”, explica meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo.
Primavera em Alphaville e região: mais detalhes

Em Alphaville e região, a primavera começa quente e com pouca chuva. Para este domingo (22), o 1º dia da estação das flores, o calor deve ser intenso e algumas pancadas de chuva esporádicas poderão ocorrer a partir da tarde.
Ainda segundo o Climatempo, a primavera terá calor dentro a um pouco acima do normal e o volume de chuva na estação na totalidade deve ficar próximo da normalidade.
A chuva de outubro ainda será bastante irregular, mas podem ocorrer eventos de chuva forte. As pancadas de chuva devem ganhar regularidade em novembro. Estes dois meses, em Alphaville e região, devem terminar com chuva dentro da média normal.
Já em dezembro, a Alphaville e região deve receber um pouco mais de chuva do que a média, com o estado de São Paulo sentido a influência de corredores de umidade que se organizam sobre a Região Sudeste.
Confira mais detalhes do tempo neste fim de semana
Pirapora do Bom Jesus: a propagação de uma fraca frente fria ao largo do litoral paulista vai deixar o tempo instável no sábado (21), último dia do inverno. A expectativa é de muitas nuvens, poucas aberturas de sol e pancadas isoladas de chuva na madrugada e entre o meio-dia e o fim da tarde. Não há expectativa de grandes volumes de chuva, porém as precipitações podem vir acompanhadas de trovoadas e eventuais rajadas de vento. Os termômetros oscilam entre a mínima de 17 °C e a máxima de 24 °C.
Alphaville: a primavera no hemisfério sul vai começar oficialmente às 9h44 do domingo (22). O primeiro dia da nova estação terá predomínio de sol e calor. Entre o fim da tarde e à noite, a quantidade de nuvens aumenta, porém, não há expectativa de chuva. Mínima de 18 °C e máxima de 29 °C.

Araçariguama: o sol prevalece nesta terça-feira (24). O dia será de sol com algumas nuvens e a noite da mesma forma, mas sem previsão de chuva. Mínimas de 17 °C e máximas de 33 °C.
Santana de Parnaíba: a quarta-feira (25) será de sol com algumas nuvens e não há previsão de chuva. Mínimas de 20 °C e máximas de 35 °C.
Osasco: o cenário se repete nesta quinta-feira (26). O dia será de sol com algumas nuvens e sem previsão de chuva. Mínimas de 18 °C e máximas de 30 °C.
Barueri: a sexta-feira (26) segue com sol entre nuvens e sem previsão de chuva. Mínimas de 17 °C e máximas de 23 °C.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.