Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Após alagamentos, Cotia alega que intensificou ações preventivas

Logo Giro
Prefeitura alegou que quantidade de lixo descartado de forma irregular prejudica as ações de combate às enchentes (Divulgação/PMC)

Quase uma semana após ruas de Cotia sofrerem com as enchentes, administração garante que ampliou no final de 2023 as ações de prevenção

No dia 13 de fevereiro, a forte chuva que atingiu a cidade de Cotia deixou diversas ruas submersas e trouxe grande transtorno para diversos moradores. Quase uma semana depois, a Prefeitura de Cotia se manifestou sobre as ações de combate às enchentes na cidade e garantiu intensificou as ações de prevenção aos impactos negativos causados pelas fortes chuvas, como: limpeza de bueiros, ampliação da drenagem urbana, limpeza de ruas, desassoreamento de córregos, entre outros.

Segundo a administração, durante esse processo de manutenção preventiva foi detectada uma grande quantidade de lixo, entulho e móveis descartados de forma irregular, fato que potencializa ainda mais o impacto das fortes chuvas, pois dificultam o escoamento pluvial.

Cotia e ações preventivas

A Prefeitura garantiu que as equipes da Prefeitura estão diariamente em diversos pontos da cidade com ações preventivas, além de ações emergenciais. Parte dos trabalhos é realizada por meio de máquinas, tratores, caminhões e, em muitos casos, a limpeza precisa ser feita manualmente. De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana, de novembro de 2023 até o momento, mais de 30 córregos foram desassoreados.

Além do assoreamento causado por terra, galhos e vegetação arrastados pela água, as equipes retiram muito lixo, entulho, móveis e outros objetos que são descartados de forma irregular nas ruas e nos córregos.

“Descarte irregular de lixo e entulho é crime ambiental. Uma pessoa que comete este crime age com potencial de prejudicar um bairro inteiro. Quem vir este tipo de crime, deve denunciar”, disse Agnaldo Gomes, Secretário do Verde e do Meio Ambiente de Cotia.

Entre algumas das ações preventivas realizadas pela Prefeitura estão:

Desassoreamento de mais de 30 córregos

Limpeza e roçagem em ruas e em travessas

Limpeza em margens de córregos

Desobstrução de galerias pluviais

Ampliação da infraestrutura de drenagem

Limpeza de piscinões

Desobstrução de tubulações

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Siga o Canal de Notícias do Giro no Whatsapp e recebe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail