Secretaria de Segurança informou que outro adolescente foi levado à Delegacia de Barueri. Caso de Pirapora foi registrado como ato infracional
Um adolescente foi apreendido na tarde de segunda-feira (10), em Pirapora do Bom Jesus, suspeito de publicar mensagens com teor de ameaça de ataques a escolas. Mais detalhes sobre o caso não foram divulgados pelas autoridades policiais devido ao fato da ocorrência envolver um menor de 18 anos.
LEIA TAMBÉM: Aluno da Escola Municipal Tom Jobim, em Santana de Parnaíba, ameaça realizar ataque
De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança, após denúncia, o jovem foi conduzido à Delegacia de Pirapora do Bom Jesus, onde o caso foi registrado como ato infracional análogo à ameaça. Com o registro da ocorrência, o adolescente foi encaminhado à Promotoria da Infância e da Juventude que vai analisar o caso e determinar quais procedimentos serão tomados.
LEIA TAMBÉM: Após ameaças, 92 escolas são monitoradas por cerca de 2.000 câmeras em Barueri
Ainda segundo a SSP, outro adolescente, desta vez Barueri, também foi conduzido, acompanhado dos responsáveis legais, ao plantão da Delegacia de Barueri para a averiguação de denúncia de publicação de mensagens com teor de ameaça a unidades escolares da cidade. Entretanto, o jovem foi liberado após nada de ilícito ter sido encontrado, porém, o caso foi registrado como não criminal.
Ameaças e reforço da segurança nas escolas
Após o ataque a uma creche em Blumenau, em Santa Catarina, SC, que deixou quatro crianças mortas e cinco feridas, os prefeitos das 12 cidades que compõem a consórcio de municípios da região oeste da Grande São Paulo anunciaram medidas para aumentar a segurança dos alunos e profissionais que compõem a rede municipal de ensino. Na maioria das cidades, a estratégia adotada foi a ampliação do efetivo de agentes da Guarda Municipal, com presença de viaturas na entrada e saída dos alunos.
Porém, mesmo diante do anúncio de reforço da segurança nas unidades, muitos pais e responsáveis por crianças ficaram com medo de enviar as crianças para escolas na segunda-feira (10), após a divulgação de diversas mensagens, pelas redes sociais, com ameaça de ataques a diversas escolas em Barueri, Santana de Parnaíba entre outras cidades da região. Apesar das mensagens, nenhum episódio de violência foi registrado nas últimas horas nas 12 cidades que integram o consórcio Cioeste.
Com isso, as administrações municipais têm reforçado a importância dos pais ficarem alerta sobre mensagens, mas também, confiarem na estrutura de segurança implantadas nos municípios e, com isso, levar os filhos até as unidades. Todas as mensagens de ameaça devem ser comunicadas à Polícia, que vai identificar e punir os responsáveis. Vale frisar que espalhar fake news é crime.