Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Abilio Diniz: Brasil perde um de seus maiores empresários

Logo Giro
O empresário estava internado desde janeiro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (Foto: Reprodução/Instagram @abilio_diniz

O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos. Abilio Diniz foi peça fundamental para que o Pão de Açúcar se tornasse o que representa atualmente para o mercado brasileiro.

O empresário Abilio Diniz, fundador do grupo varejista Grupo Pão de Açúcar (GPA), morreu na noite de domingo (18), aos 87 anos, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A família de Abilio Diniz divulgou nota para confirmar o falecimento do empresário. Ele foi vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.

O velório será aberto ao publico nesta segunda-feira (19), das 11h às 15h, no salão nobre do Estádio do Morumbi, do São Paulo Futebol Clube. O enterro será reservado aos familiares.

+SIGA os canais de notícias do Giro no Whatsapp, Telegram e Linkedin.

“O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho”, diz a nota divulgada pela assessoria da família.

Por quase cinquenta anos, com afastamentos pontuais, Abilio Diniz liderou um dos maiores grupos varejistas da América Latina, o Grupo Pão de Açúcar. Em 1989, ele foi sequestrado em São Paulo e passou seis dias em um cativeiro.

Abilio Diniz peça fundamento do Pão de Açúcar

Abílio Diniz foi peça fundamental para que o Pão de Açúcar se tornasse o que representa atualmente para o mercado brasileiro. A atuação do empresário especialmente entre os anos 80 e início os anos 2000 impulsionou o dinamismo do GPA.

Em 2015 ele deixa o grupo definitivamente e passa a se dedicar à família e à saúde, além de também tratar dos negócios da Península Participações, empresa de investimentos da família Diniz. O empresário tornou-se acionista do Carrefour no Brasil (por meio da Península Participações) e também era ativo nos conselhos de administração no Brasil e na França.

Ao longo da vida pública, atuou como escritor, palestrante, atleta e apresentador de televisão, tendo participado do Conselho Monetário Nacional e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

Abilio Diniz deixa uma legado de inspiração

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos na Região Oeste Metropolitana de São Paulo, que reúne uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes. Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

+SIGA os canais de notícias do Giro no Whatsapp, Telegram e Linkedin.

Receba nossas notícias em seu e-mail