Na quinta-feira (24), equipe do Hospital de Amor de Barretos estará no local para realizar exames e apresentar orientações aos passageiros
A Estação Osasco (Praça Antonio Menck, s/nº (Centro)/ Rua Erasmo Braga, s/nº (Bonfim) das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo recebe na próxima quinta-feira, 24 de agosto, a campanha de prevenção ao câncer de boca.
Usuários do serviço de transporte público poderão ter acesso a exames gratuitos de prevenção ao câncer de boca, promovidos pela parceria entre o renomado Hospital de Amor de Barretos, o Instituto CCR e a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção dos trens.
Hoje, as Linhas 8 e 9 conectam diversas cidades da Região Metropolitana de SP, incluindo Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Jandira. Diariamente, somente nessas linhas, são atendidos cerca de um milhão de passageiros.
Câncer de boca está entre os dez mais comuns do País
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o ano de 2022, foram estimados 15.190 novos casos de câncer de boca no Brasil. Desses, 11.700 serão em homens e 3.490 em mulheres. O câncer de boca é o 10º tipo de câncer mais comum no País e o 4º mais comum em homens. A idade média de diagnóstico é de 62 anos, mas o câncer de boca pode afetar pessoas de qualquer idade. O câncer de boca é geralmente tratado com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, ou uma combinação desses tratamentos.
Em caso de suspeita, é importante consultar um médico o mais rápido possível. O médico realizará um exame físico da boca e pode solicitar exames adicionais, como uma biópsia, para confirmar o diagnóstico.
Os médicos recomendam algumas dicas para ajudar na detecção precoce da doença: faça o autoexame da boca regularmente; visite o dentista regularmente para exames de rotina; evite o uso de tabaco e o consumo excessivo de álcool; proteja-se da exposição à radiação ionizante. É importante manter em dia a vacina contra o HPV.
O câncer de boca pode causar uma série de sintomas, como:
- Lesão na boca que não cicatriza
- Dor na boca
- Sangramento na boca
- Dificuldade para engolir
- Dificuldade para falar
- Caroço na boca
- Mudanças na voz
Os principais fatores de risco para o câncer de boca são:
- Tabagismo
- Álcool
- Infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV)
- Má higiene bucal
- Lesões na boca
- Exposição a radiação
- Idade avançada
Fonte: Inca.
Profissionais altamente capacitados
Promovida na Estação Osasco, a campanha preventiva está prevista para acontecer das 10h às 16h e contará com a presença de uma van equipada, gentilmente cedida pelo Hospital de Amor de Barretos. Profissionais altamente capacitados estarão à disposição para realizar exames e fornecer orientações sobre os cuidados para a prevenção do câncer de boca. Aqueles que apresentarem sintomas relacionados à doença receberão o encaminhamento adequado para uma unidade de saúde.
A iniciativa surge como resultado de uma parceria entre entidades comprometidas com a saúde e bem-estar da população. O Instituto CCR, reconhecido por suas ações voltadas à responsabilidade social, une forças com o Hospital de Amor de Barretos, instituição de referência no tratamento e prevenção do câncer, para levar informação e atendimento de qualidade diretamente aos passageiros das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
LEIA TAMBÉM: ViaMobilidade: novo trem entra em operação nas Linhas 8 e 9
Responsável pela operação e manutenção das linhas ferroviárias 8-Diamante e 9-Esmeralda, em nota, a concessionária ViaMobilidade destaca o compromisso com a comunidade e sua preocupação em contribuir para a prevenção de doenças graves como o câncer de boca. Na semana passada, a Estação Osasco foi transformada numa espécie de refúgio de apoio emocional, por meio da presença de voluntários do Projeto Help. No local, o público recebeu abordagem focada na saúde mental, com espaço de acolhimento, orientação e assistência aos passageiros que precisavam de apoio.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.