Segundo a concessionária, antes de entrar em operação, a composição deve passar por testes. Novo veículo faz parte de uma encomenda de 36 composições com investimento total de R$ 3,8 bilhões
Nesta terça-feira (28), a ViaMobilidade receberá seu primeiro novo trem. O modelo Série 8900 faz parte de uma encomenda de 36 composições que será apresentado no Pátio Bolívia, localizado em Presidente Altino, Osasco. O trem, fabricado pela Alstom, vai compor a frota das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que são administradas pela concessionária e que circula por municípios das Região Oeste da Grande SP como Barueri, Osasco, Carapicuíba e Itapevi.
A composição estará à disposição da ViaMobilidade a partir de março, mas, antes de entrar em operação, serão necessários testes. A expectativa é que os primeiros Série 8900 comecem a prestar serviço ainda no primeiro semestre deste ano.
Investimento bilionário
A encomenda dos 36 trens é parte do pacote inicial de investimentos de R$ 3,8 bilhões previsto no contrato. À medida que essas composições entrarem em operação, a ViaMobilidade passará a devolver os trens emprestados da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a começar pelos modelos mais novos.
Histórico de problemas
Após diversas falhas nas linhas que cortam as principais cidades que compõem um consórcio de 12 municípios da região oeste da Grande São Paulo, o Ministério Público de São Paulo defende a suspensão do contrato do governo do estado de São Paulo com a empresa responsável pelo transporte de trem.
Em janeiro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), cobrou durante reunião realizada com representantes da concessionária ViaMobilidade, os planos e propostas de modernização dos serviços e melhorias no atendimento em ambas as linhas.
“Os usuários do transporte não podem acordar cedo e não ter a certeza de que terão os trens à disposição. A operação do sistema tem de ser segura e de qualidade”, disse o governador na ocasião após o encontro.