giro

Vereadores de Barueri aprovam implantação de botão do pânico nas escolas da rede municipal

Logo Giro
A empresa Benfica voltou a ser criticada pelos vereadores de Barueri (Marco Miatelo/Câmara de Barueri)

Proposta seguiu para sanção ou veto do prefeito Rubens Furlan. Dispositivo será acionado em caso de violência e fará contato direto com órgãos de segurança

Os vereadores de Barueri aprovaram, durante sessão nessa terça-feira (18), o Projeto de Lei (PL) que prevê a implantação de um botão de pânico em todas as escolas que compõem a rede municipal de ensino. A proposta de autoria do parlamentar Rodrigo Rodrigues (PSC), propõe que o sistema poderá ser acionado por meio de aplicativo (app), dispositivo eletrônico ou outro instrumento que facilite o acionamento dos órgãos de segurança em caso de emergência. O PL seguiu para sanção do prefeito Rubens Furlan (PSB).

LEIA TAMBÉM: Atualmente, 92 escolas são monitoradas por cerca de 2.000 câmeras em Barueri

Ainda segundo o projeto, a ideia é que o botão seja instalado em área da escola com acesso restrito e que só servidores públicos devidamente treinados possam utilizá-lo em momentos críticos. Além disso, o PL determina a realização de campanhas de conscientização nas escolas, para informar os alunos sobre a importância do botão do pânico e desencorajar eventuais infrações.

De acordo com o autor do projeto, a ideia surgiu a partir dos recorrentes casos de violência nas escolas. “As ocorrências das últimas semanas no Brasil têm tirado nosso sono. A intenção dessa nova lei é aperfeiçoar o sistema de comunicação entre as escolas e os órgãos de segurança e reduzir as ocorrências de atos violentos”, justificou Rodrigo Rodrigues.

Botão de Pânico em Osasco

A partir desta quinta-feira (20), todas as escolas da rede municipal de Osasco terão acesso ao botão de alerta “SOS Escola”. O dispositivo disponibilizado por meio de aplicativo tem por finalidade impedir ações de violência na rede de ensino e contribuir para o aumento da segurança para os alunos e profissionais da Educação. O anúncio da novo dispositivo foi feito, nas redes sociais, do prefeito Rogério Lins (Podemos), durante visita a Central de Monitoramento Escolar (CME).

LEIA TAMBÉM: Prefeitos de Osasco, Jandira, Cotia e cidades vizinhas ampliam rondas nas escolas

No dia 27 de fevereiro, Osasco colocou em funcionamento uma Central de Monitoramento Escolar (CME). Com a medida, todas as escolas da rede municipal de ensino passam a contar com câmeras e alarme de segurança, sendo monitoradas em tempo real 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados.

Receba nossas notícias em seu e-mail