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Vendas no varejo digital crescem mais de 20% no primeiro trimestre de 2023

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O cartão de crédito segue sendo o meio de pagamento mais utilizado, representando 49% das compras realizadas nos seis primeiros meses do ano (Divulgação/Pexels)

O Grupo Carrefour Brasil, sediado em Barueri, registrou no canal digital um GMV total de R$ 2,0 bilhões apenas no 2º trimestre de 2023, um aumento de 30,1% em relação ao mesmo período de 2022

As vendas no varejo digital cresceram 20,1% no 1º semestre de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022. O dado é da Linx, empresa do grupo StoneCo., especialista em tecnologia para o varejo. Para Tiago Mello, CMO e CPO da Linx, o balanço mostra que as lojas que investem na digitalização tiveram uma melhor performance.

O cartão de crédito segue sendo o meio de pagamento mais utilizado, representando 49% das compras realizadas nos seis primeiros meses do ano.  Mas vale destacar qiue os pagamentos digitais, como PIX, cresceram 354% em relação ao primeiro semestre de 2022.

CARREFOUR CRESCE 30% NO VAREJO DIGITAL

Um dos líderes do varejo alimentício, o Grupo Carrefour Brasil, sediado em Barueri, registrou no canal digital um GMV total (volume bruto de mercadorias) de R$ 2,0 bilhões no 2º trimestre de 2023, aumento de 30,1% em relação ao mesmo período de 2022. O GMV ajuda as empresas a identificarem quanto de receita foi gerado nas vendas pela internet.

O GMV alimentar cresceu 41,9%. a/a. O canal digital do Atacadão continuou crescendo e representou 4,3% das vendas totais da unidade de negócios no 2º trimestre de 2023 (2T23), versus 3,3% registrado no 2T22. O canal digital alimentar do varejo já representa 7,5% das vendas totais.

Os resultados financeiros do 2º trimestre de 2023 divulgados recentemente pelo Grupo Carrefour Brasil mostram ainda que o segmento não alimentar continuou sua recuperação este ano. Seu GMV cresceu 13,7% a/a no 2T23.

Já no 1º semestre de 2023 (1S23), a companhia obteve GMV total de R$ 3,650 bilhões, um crescimento de 36% em comparação ao 1S2022. O GMV alimentar cresceu 51,7%. a/a. Ainda segundo dados a empresa, o GMV não alimentar alavancou 18,1%.

Vendas no varejo digital crescem mais de 20% no primeiro trimestre de 2023
No 1º semestre de 2023 (1S23), o Grupo Carrefour Brasil obteve GMV total de R$ 3,650 bilhões no varejo digital, crescimento de 36% em comparação ao 1S2022 (Divulgação/Grupo Carrefour Brasil)

VAREJO DIGITAL: INVESTIMENTOS EM OMINOCHANNEL

Datas comemorativas, como Carnaval, Dia das Mães e Dia dos Namorados, participaram ativamente no crescimento de mais de 20% nas vendas no varejo digital no 1S23. Durante a folia em março, as transações via Pix cresceram 202%. Já na comemoração do Dia dos Namorados, houve um aumento de 117% no faturamento e 52% na quantidade de pedidos (frente a uma segunda-feira comum) na mesma base comparativa.

Para Tiago Mello, CMO e CPO da Linx, as lojas que investiram em omnichannel iveram uma melhor performance. essa modalidade integra os estoques das lojas físicas dentro do e-commerce. “O omnichannel é uma das principais alavancas que o varejo possui neste momento, pois inclui a equipe de vendas da loja física dentro do e-commerce, reduz o custo de frete e aumenta a taxa de conversão do varejista, já que os sites possuem mais variedade para vender”, explica Mello.

Segundo dados da Linx, durante o Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o setor, as vendas em comércios omnichannel cresceram 13% em relação a 2022, totalizando 26% dos pedidos. O especialista explica que os comerciantes que adotaram esse tipo de estratégia observaram um crescimento no ticket médio na primeira metade do ano, tanto em lojas físicas (19%), digitais (25%) ou omnichannel (15%).

LEIA TAMBÉM: O Grupo Carrefour Brasil registrou vendas brutas no valor de R$ 29 bilhões no 2º trimestre de 2023 (2T23). O número representa aumento de 10% em comparação ao mesmo período do ano passado. O GMV* total – relativo a vendas online – cresceu 30%.

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