Chamado de Inspire, o aparelho será manufaturado e distribuído pelo centro de ensino em parceria com o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). A ação foi anunciada na última sexta-feira (8).
Desenvolvido por uma equipe de pesquisadores, o aparelho é um ventilador pulmonar construído em caráter emergencial de baixo custo. De acordo com a USP, ele pode ser produzido em até duas horas, utilizando tecnologia nacional e é uma opção mais barata que outros aparelhos disponíveis no mercado.
Criado em março com o objetivo de trazer uma alternativa para a demanda emergencial causada pela pandemia do novo coronavírus, o projeto possui livre patente, que permite empresa ou pessoa acessar o projeto de manufatura e fabricá-lo. Para isso é necessário obter uma autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os testes de aprovação do aparelho foram realizados em com quatro pacientes do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). O uso do aparelho não gerou nenhum problema aos pacientes ventilados.
O CMTSP estima que seja produzido entre 25 e 50 ventiladores pulmonares, e em duas semanas ocorra a distribuição do aparelho.
O órgão também doou aos hospitais da cidade três mil face shields — protetores faciais utilizados como equipamentos de proteção individual (EPI).







