O governador do estado de São Paulo, João Doria, acaba de anunciar que, por conta da diminuição de 11% na ocupação de leitos públicos e privados para a covid em todo o estado de São Paulo, as medidas restritivas que impunham a obrigatoriedade de fechamento de bares, restaurantes, comércio e similares foram retiradas. Esses locais já poderão voltar a funcionar neste final de semana, dia 5/2. Doria lembra que o uso das medidas protetivas (álcool gel, máscara e distanciamento social) devem continuar.
Na região oeste da Grande São Paulo, que compreende a região do Cioeste (Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista), a fase laranja ainda vigorará, mas a vermelha aos finais de semana e a partir das 20h até 6h está suspensa a partir deste sábado.
O governador também anunciou um apoio emergencial para o setor de comércio, gastronomia, eventos e turismo de 125 milhões através de empréstimos pelo Banco do Povo e Desenvolve SP, além de renegociação, parcelamento de dívidas e suspensão do corte de gás e água para inadimplentes.