URGENTE: Barueri confirma terceiro caso de varíola dos macacos

Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar. Constatou-se que a contaminação foi comunitária, já que nenhum deles têm histórico de viagem
Pacientes que apresentarem erupção na pele, entre outros sintomas, devem procurar ajuda médica imediatamente (Divulgação/Prefeitura de Barueri)

A Secretaria de Comunicação da cidade de Barueri acaba de confirmar à reportagem do GIRO na tarde desta quinta-feira (21) o terceiro caso positivo de varíola dos macacos registrado no município.

Todos os pacientes são homens e estão em isolamento domiciliar na cidade, sendo que o primeiro, de 33 anos, reside no Jardim Imperial, o segundo, de 31 anos, no Jardim Tupã, e o terceiro, de 36, no bairro Jardim Tupanci. De acordo com informações da prefeitura, esse último paciente ainda está aguardando a finalização do exame, entretanto, na notificação do Cevesp consta resultado detectável.

Ainda segundo a prefeitura, nenhum deles têm histórico de viagem, portanto, a contaminação foi comunitária.

Recomendações
A Vigilância Sanitária de Barueri recomenda que “toda pessoa que apresentar erupção cutânea aguda em qualquer parte do corpo, com ou sem febre, com ou sem histórico de viagem ou contato com viajante provenientes de países endêmicos, ou contato com alguma pessoa já confirmada laboratorialmente, deve procurar atendimento médico”.

Entre os principais sintomas da varíola dos macacos estão:

  • Febre;
  • Dor no corpo;
  • Aumento de gânglios;
  • Dor nas costas;
  • Fraqueza;
  • Cefaleia;
  • Cansaço, evoluindo com o aparecimento de lesões na pele.