giro

Uma semana após nomeação, Beto Piteri parabeniza chegada do primo na Educação

Cláudio Piteri no gabinete do prefeito Beto Piteri (Reprodução/Redes sociais)

Cláudio Piteri assumiu o cargo em 9 de junho, mas só recebeu declaração pública de Beto Piteri no dia 17; nomeação segue gerando repercussão

A novela envolvendo a Secretaria de Educação de Barueri ganhou um novo capítulo. Uma semana após nomear o próprio primo, Cláudio Piteri, para o comandar a pasta, o prefeito Beto Piteri (Republicanos) utilizou as redes sociais, na terça-feira (17), para parabenizar oficialmente a chegada dele ao governo.

De acordo com informações enviadas pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura ao Jornal Giro, Cláudio Piteri foi nomeado no dia 9 de junho. No entanto, o anúncio oficial nas redes sociais só ocorreu oito dias depois, quando Beto destacou a trajetória sólida do primo na área educacional e afirmou que ele chega para “somar forças ao nosso governo, trazendo experiência, sensibilidade e um olhar comprometido com o futuro das nossas crianças e jovens”.

A nomeação de Cláudio Piteri acontece após quase um mês da crise gerada pelos áudios polêmicos envolvendo alunos com deficiência, que resultaram na exoneração de Celso Furlan da pasta. A escolha, feita de maneira discreta, não foi comunicada oficialmente em coletivas ou redes sociais no momento da posse, sendo confirmada apenas no dia 10 de junho, após questionamento do Jornal Giro à Prefeitura.

Até agora, a administração municipal não detalhou quais serão as primeiras ações do novo secretário nem se haverá mudanças no planejamento da rede. Já Cláudio Piteri, em suas redes sociais, limitou-se a informar, no dia 6 de junho, que estava deixando o cargo de secretário de Educação de Osasco, sem citar que assumiria a Educação em Barueri.

Nas redes, a repercussão continua intensa, principalmente pelo grau de parentesco entre o prefeito e o novo secretário. Além da atuação recente na Secretaria de Educação de Osasco, Cláudio Piteri foi vereador e presidente da Câmara de Osasco, além de diretor da Fundação Casa por nove anos. Advogado e professor universitário, ele agora assume o desafio de comandar uma das principais pastas da gestão de seu primo.

Barueri: exoneração de Celso Furlan

A exoneração de Celso Furlan, irmão do ex-prefeito Rubens Furlan (PSB), ocorreu após grande pressão da sociedade civil e repercussão negativa nos meios de comunicação. Em reunião com diretores escolares, realizada no dia 13 de maio, na sede da Secretaria de Educação, Celso Furlan foi gravado fazendo declarações consideradas preconceituosas e capacitistas.

Entre os trechos mais polêmicos, ele orienta gestores a dificultar o acesso de alunos com deficiência à rede municipal e acusa pais de falsificarem comprovantes de endereço para matricular os filhos em escolas de Barueri.

“Querem se livrar dos filhos por um período de quatro ou cinco horas e querem que nós cuidemos das crianças”, afirmou o ex-secretário no áudio, que rapidamente viralizou e gerou forte reação de entidades da área de educação e direitos humanos.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.