Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Trens que circulam em Osasco, Barueri e região têm risco de descarrilamento, aponta relatório

Logo Giro
Linhas 8 e 9, concedidas à ViaMobilidade, passam por cinco cidades da região oeste (Rovena Rosa / Agência Brasil)

Reportagem do G1 afirma que a ViaMobilidade entregou documento ao Ministério Público apontando condições precárias dos trilhos e dormentes em alguns pontos das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Relatório encaminhado pela concessionária ViaMobilidade ao Ministério Público aponta risco operacional nas linhas de trens 8-Diamante e 9-Esmeralda, que circulam na Grande São Paulo. É o que informa reportagem publicada na última semana pelo portal “G1”.

Na matéria, a concessionária traçou um panorama da situação geral da estrutura das linhas e constatou que entre seus principais problemas estão os trilhos que foram entregues pelo estado de SP em péssimas condições devido à falta de manutenção preventiva, além dos dormentes de madeira e de concreto quebrados. Mesmo ressaltando os riscos de descarrilamento nas duas linhas, a ViaMobilidade assegura que, atualmente, os trens circulam com segurança e que a situação está sob controle. A empresa ressalta a existência de um plano de manutenção, bem como as medidas emergenciais a serem executadas.

Quais cidades da região são atendidas pelas Linhas 8 e 9?
A linha 8-Diamante sai da estação Júlio Prestes em direção à estação Amador Bueno, passando pelas cidades de Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi. Já a linha 9-Esmeralda vai da estação Osasco em direção à estação Mendes-Vila Natal, operando quase que inteiramente no município de São Paulo.

Caso está sendo acompanhado pela Justiça
O promotor de Justiça Silvio Marques acompanha o caso. Marques encaminhou documento para o governo estadual na última sexta-feira (10), em que aponta a situação, bem como solicitar providências imediatas, entre as quais: ou a rescisão do contrato entre Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e ViaMobilidade, ou com a solução do problema dos trilhos por parte do estado.

Em recente visita a Osasco, para anunciar a chegada de novas composições, o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que se não houver melhorias por parte da ViaMobilidade, haverá mudanças. De acordo com Freitas, “a empresa será cobrada diariamente para melhorar o serviço de transporte aos usuários”.

O governador acrescentou na ocasião: “Vamos acompanhar diuturnamente. Eles sabem quantas reuniões nós já fizemos para falar sobre a melhora na qualidade do serviço prestado ao nosso usuário e estão cientes que se não houver mudança, haverá a troca. Mas, estou confiante diante de todos os investimento que muito rapidamente já vamos ver melhora em todo o sistema”, disse gestor estadual.

Receba nossas notícias em seu e-mail