Tarcísio de Freitas anuncia R$ 76,5 milhões para a saúde; Osasco receberá R$ 20 milhões

Valor anunciado por Tarcísio de Freitas poderá ser aplicado na realização de exames, compra de medicamentos, equipamentos, entre outros
Tarcísio
Governador Tarcísio de Freitas anuncia investimentos para a saúde da Grande SP (Divulgação)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou nesta quinta-feira (25) um pacote de investimentos superior a R$ 76,5 milhões para reforçar a rede pública de saúde na Grande São Paulo. Os recursos foram divulgados durante a abertura da Caravana 3D, realizada em Barueri, e serão destinados à ampliação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na atenção básica, infraestrutura hospitalar e ampliação da oferta de exames especializados.

Entre os municípios contemplados está Osasco, que receberá R$ 20 milhões por meio de repasse direto ao Fundo Municipal de Saúde. Segundo o governo estadual, os recursos serão utilizados para fortalecer a Atenção Primária à Saúde, ampliar a capacidade de atendimento e aprimorar a estrutura da rede municipal.

Outro município beneficiado será Vargem Grande Paulista, que contará com R$ 5 milhões para investimentos nas unidades básicas de saúde. O valor poderá ser aplicado na realização de exames laboratoriais, compra de medicamentos para as farmácias municipais, aquisição de materiais de enfermagem, locação de equipamentos hospitalares e compra de insumos para manutenção dos serviços.

Hospital de Franco da Rocha receberá R$ 8,5 milhões

O pacote também prevê R$ 8,5 milhões para obras de modernização do Hospital Estadual Dr. Albano da Franca Rocha Sobrinho, em Franco da Rocha.

Os recursos serão destinados à reforma do pronto-socorro e à implantação de uma nova sala de hemodinâmica. O espaço contará com equipamento cedido pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e deverá ampliar a capacidade de atendimento em procedimentos cardiovasculares.

A unidade hospitalar atende diversas especialidades médicas, incluindo cardiologia, neurologia, neurocirurgia, ortopedia, cirurgia vascular, clínica médica, oftalmologia e psiquiatria.

Caieiras terá centro regional de imagem e diagnóstico

O maior investimento anunciado foi para a implantação do Centro Municipal de Imagem e Diagnóstico de Caieiras. O Governo de São Paulo autorizou a celebração de convênio no valor de R$ 43 milhões para a construção da unidade.

O centro será referência para os municípios de Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã, beneficiando uma população estimada em mais de 616 mil habitantes.

A estrutura contará com tomografia computadorizada em funcionamento 24 horas, além de exames de ressonância magnética, ultrassonografia, ecocardiograma, endoscopia, colonoscopia, eletroencefalograma e monitoramento cardíaco por holter.

A expectativa é que o equipamento realize mais de 6 mil exames por mês, totalizando cerca de 72 mil procedimentos anuais. A proposta é reduzir filas de espera, evitar deslocamentos para outras regiões e ampliar o acesso aos exames especializados.

De acordo com o Governo do Estado, os investimentos fazem parte da estratégia de regionalização da assistência à saúde, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento e aproximar os serviços da população.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 18 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.