Obras da linha estão previstas para o fim deste ano; estação em Taboão da Serra será a primeira a sair dos limites da capital
O Governo do Estado de São Paulo espera disponibilizar, até 2028, 3,3 km de trilhos da Linha 4-Amarela do Metrô, em Taboão da Serra. A estação será a primeira da rota metroviária a sair da capital paulista.
As informações foram divulgadas na segunda-feira (9). Na mesma data, o executivo estadual obteve Licença Ambiental Prévia para a extensão da rede metroviária até Taboão da Serra e com isso, a gestão estadual paulista espera que os trabalhos sejam iniciados ainda este ano.
O investimento será de R$ 3,4 bilhões. A previsão é que 100 mil passageiros sejam beneficiados diariamente com a extensão. Além da Estação Taboão da Serra, será construída a Estação Chácara do Jockey. O projeto também contempla a instalação de três poços de ventilação e saída de emergência (VSE), de uma subestação de energia e de um terminal rodoviário.
As obras serão executadas pela concessionária ViaQuatro. Com a extensão, o ramal passará de 12,8 km de extensão para 16,1 km; e de 11 estações para 13, fazendo o trajeto da Estação da Luz a Taboão da Serra em cerca de 55 minutos. Cerca de três mil empregos diretos e indiretos serão gerados.
Taboão da Serra: mais detalhes da Linha 4 na cidade
O termo que autorizou a concessionária a elaborar os estudos de viabilidade e os projetos-executivos da extensão da Linha 4-Amarela foi assinado em junho pelo governador Tarcísio de Freitas (2024)
Além disso, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) firmou convênio com a Prefeitura de Taboão da Serra que estabeleceu cooperação para o andamento do projeto.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.