giro

SP: passeio de trem Maria Fumaça é uma opção de diversão

Logo Giro
trem imigrantes maria fumaça 3
O trem conta com monitor que segue a bordo do trem, narrando a história do trajeto (Divulgação/Museu da Imigração de SP)

Os passeios de Maria Fumaça, são promovidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e ocorrem no Museu da Imigração; saiba mais

Já pensou em viver um passeio de trem à moda antiga? O Museu da Imigração de São Paulo, localizado na zona leste de São Paulo, conta com uma maria fumaça, legítima locomotiva a vapor de 1922, e oferece viagens dentro da capital paulista.

Os passeios são promovidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), o “Trem dos Imigrantes” têm saídas programadas aos sábados e domingos, partindo da plataforma ferroviária histórica do Museu da Imigração, com aproximadamente 30 minutos.

O trem parte da plataforma da Hospedaria dos Imigrantes, no antigo ramal do Hipódromo da São Paulo Railway, indo até próximo da estação Juventus-Mooca da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), passando pelo museu ferroviário que possui rico acervo de locomotivas, carros e vagões de época.

Leia Mais: RS: Governo de São Paulo envia 13,5 milhões de medicamentos

“Em um percurso de cerca de dois quilômetros contando ida e volta, o passageiro pode ter a sensação de como eram as viagens do século passado, e ter uma experiência de como era a viagem dos imigrantes chegando aqui na cidade de São Paulo no final do século XIX e início do XX”, explica o Museu.

Os bilhetes devem ser adquiridos diretamente na plataforma de embarque, e custam R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada). Crianças de até 5 anos não pagam a passagem. Agendamento para estudantes e grupos pode ser feito por meio agendamentomariafumaca@gmail.com.

Maria Fumaça de SP: conheça mais sobre o Trem dos Imigrantes

Trem pertencia a antiga São Paulo Railway (Divulgação/Trem dos Imigrantes)

O Trem dos Imigrantes é um trem operado pela Regional São Paulo da ABPF na capital Paulista. O veículo parte da plataforma da Hospedaria dos Imigrantes, no antigo ramal do Hipódromo da São Paulo Railway.

Do passeio é possível avistar o maior acervo de material ferroviário de bitola de 1,60m do Brasil, com destaque para as locomotivas elétricas tipo V-8 e tipo Box, da Cia. Paulista, os carros de madeira da antiga São Paulo Railway e carros de aço inox da antiga Estrada de Ferro Araraquarense, todos recuperados na Oficina de Restauração da ABPF Regional São Paulo.

Leia Mais: Exposição “São Paulo: Povo, Terra e Trabalho” tem mais de 100 obras

O trem conta com monitor que segue a bordo do trem, narrando resumidamente à história da ferrovia, do museu e dos imigrantes que aqui chegaram, além da instituição que cuida do próprio trem e da Maria fumaça.

Posteriormente, a composição faz uma passagem direta pelo Museu chegando até próximo à estação do Brás da CPTM.

Para realizar o passeio, o público pode escolher entre um vagão de 1950 ou outro de 1928. Ambos os carros foram recuperados na Oficina de Restauração da ABPF, que desenvolve um trabalho de reparo dos trens, respeitando suas características originais, como tipo de madeira, cor, dimensões e montagem.

Os equipamentos restaurados ficam expostos no Pátio de São Paulo, local próximo ao viaduto Alcântara Machado, e podem ser visualizados durante o caminho percorrido pela Maria-fumaça.

As saídas sempre ocorrem aos sábados, domingos e feriados, nos seguintes horários: às 11h, 12h, 13h, 14h30, 15h30 e 16h30.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e São Paulo.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail