giro

Skate park: Augusto Akio conquista a medalhe de bronze

Skate park: Augusto Akio fatura medalhe de bronze
Atleta cravou a nota com 91.85, na última volta (Luiza Moraes/COB)

Melhor dos brasileiros na final do skate park em Paris 2024, Augusto Akio conquista na Arena La Concorde, a medalha na última volta; saiba mais

Augusto Akio conquistou, nas Olimpíadas de Paris 2024, a medalha de bronze no skate park. O êxito ocorreu nesta quarta-feira (07), na Arena La Concorde, na capital francesa, quando o esportista, de 23 anos, cravou a nota com 91.85, na última volta.

Na equipe brasileira, o atleta Pedro Barros, prata em Tóquio 2020, terminou em quarto lugar, muito próximo do pódio, com 91.65, enquanto Luigi Cini foi o sétimo, com 76.89.

Já o australiano Keegan Palmer conquistou o bicampeonato olímpico, com a 93.11 na primeira volta. A prata ficou Tom Schaar com 92.23 na segunda rodada, completando o pódio.

+SIGA os canais de notícias do Giro no WhatsappTelegram e Linkedin.

Esta é a segunda medalha do Brasil no skate nos Jogos Olímpicos deste ano. No dia 28 de julho, Rayssa Leal garantiu o bronze na modalidade street. Atualmente, o país conta 14 medalhas, sendo duas medalhas de ouro, cinco prata e sete de bronze.

Como foi a conquista Augusto Akio

Durante a disputa final, Akio foi o primeiro a realizar os movimentos. Em sua volta inicial, Augusto acabou errando o aéreo e fez apenas 2.66 de pontuação. Na sequência, Cini acertou alguns aéreos, mas também acabou caindo ainda no início na volta.

Em continuidade, Pedro Barros foi o terceiro, também iniciando sua apresentação com uma linha de manobras, mas acabou caindo ainda no início e recebeu 22.10 dos juízes.

Augusto teve uma boa série de atuações no segundo round, ficando a poucos segundos de sua linha, dando-lhe 81,34.Na segunda tentativa, Sini cometeu o mesmo erro na primeira etapa e marcou menos. O juiz deu 19,70 ao brasileiro.

Atleta conquistou uma medalha no Pan-Americano 2023 (Luiza Moraes/COB)

Na segunda rodada, Pedro completou uma série completa de exercícios de alta velocidade, aéreos e laterais, obtendo nota 86,41.

Por fim, em sua terceira tentativa, Augusto Akio acertou sua melhor volta e pontuou 91.85. Luigi Cini fez sua melhor volta na última tentativa, acertou quase todas as manobras, errando nas últimas ações, mas que garantiu um 76.89. Na última tentativa, Pedro Barros acertou toda a volta e garantiu um 91.65.

Quem é Augusto Akio

Augusto começou praticar skate aos onze anos. O primeiro resultado de Akio foi no Vert World Skating Championships 2019, onde conquistou a medalha de bronze. Mais tarde naquele ano, nos X-Games, ele ficou em sexto lugar. O atleta acabou não conseguindo a classificação para Olímpiadas de Tóquio.

Já no  Mundial de Skate Park de 2022, Augusto ficou em segundo lugar nas etapas de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, e Buenos Aires, na Argentina. Nos Jogos Pan-Americanos de 2023, no Chile, Akio conquistou a medalha de prata, o que trouxe mais destaque para o brasileiro no cenário do esporte.

Leia Mais: Rebeca Andrade é ouro no solo e é a maior medalhista do Brasil

Além do skate, Augusto Akio tem paixão pelos malabares, atividade que pratica, inclusive, entre uma volta e outra nas competições. O brasileiro é um dos atletas que busca promover a relação de respeito e amizade no esporte, mostrando que a modalidade pode ser encarada como uma filosofia de vida.

*com informações dos portais de notícia GE, Metrópoles e Lance.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e São Paulo.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.