giro

Polêmica: SinHoRes Osasco encerra boicote contra rede Carrefour nesta terça (26)

Logo Giro
sinhores
o SinHoRes agradeceu o engajamento de diversas entidades e empresários que se uniram em defesa dos produtos brasileiros (Reprodução/Redes sociais)

SinHoRes tomou a decisão após Alexandre Bompard, CEO do Grupo na França, enviar carta de retratação ao ministro da Agricultura e Pecuária

O SinHoRes Osasco – Alphaville e Região (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) encerrou o movimento de boicote à rede Carrefour, sediada em Barueri, nesta terça-feira (26). A decisão foi tomada após Alexandre Bompard, CEO do Grupo na França, enviar uma carta de retratação, com pedido de desculpas, a Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária. O ministro disse que a crise está encerrada.

Nas redes sociais, o SinHoRes agradeceu o engajamento de diversas entidades e empresários que se uniram em defesa dos produtos brasileiros. “O movimento evidenciou o papel estratégico da nossa cadeia produtiva no cenário global. Com a retratação, reforça-se a importância de parcerias respeitosas e transparentes para o fortalecimento do agro brasileiro e de sua reputação mundial”, escreveu ainda o sindicato patronal.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

SinHoRes: entenda o boicote

A entidade uniu-se à Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp) e aderiu ao boicote contra o Carrefour, Sam’s Club e Atacadão, da Rede Carrefour, após declarações e medidas anunciadas pelo CEO global do grupo, no dia 20 de novembro. Já no dia 21, frigoríficos brasileiros começaram a boicotar o fornecimento de carnes à rede.

O executivo da rede varejista chegou a anunciar que empresa deixaria de adquirir carne proveniente de países do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – sob a alegação de que esses produtos não atenderiam aos requisitos e normas da União Europeia, colocando o Carrefour sob risco de repercussões no mercado francês. Além disso, Bompard incentivou outras empresas do varejo francês, bem como bares e restaurantes, a evitarem a compra de carnes provenientes desses países.

Logo, em reciprocidade às medidas injustificadas tomadas pela rede, o SinHoRes convoca as mais de 20 mil empresas da sua base a aderirem ao boicote.

SinHoRes
A sede do Carrefour Brasil fica no bairro do Tamboré, em Barueri (Divulgação/Carrefour)

Pedido de desculpas

Segundo o portal G1, na carta, Alexandre Bompard diz que “Sabemos que a agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeito às normas e sabor”.

O Carrefour Brasil disse que os frigoríficos voltaram a fornecer, nesta terça-feira, carne aos supermercados do grupo, que engloba também o Atacadão e Sam’s Club. Em nota, a empresa disse que espera ser reabastecida nos próximos dias.

Mercosul x UE

Recentemente, produtores rurais franceses protestaram contra o acordo comercial firmado entre União Europeia e Mercosul, temendo que as mercadorias sul-americanas fiquem mais baratas no bloco, reduzindo a competitividade dos produtos europeus. O CEO do Grupo Carrefour havia enviado a carta à Federação Nacional dos Sindicatos de Agricultores, mas acabou criando uma crise comercial com a América do Sul.

Com informações do portal G1.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail