Por Raquel Duarte
Depois de anos turbulentos, o segmento imobiliário começa a dar sinais de recuperação e otimismo. Segundo os dados da Pesquisa do Mercado Imobiliário divulgado na quinta (12) pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), foram comercializadas em fevereiro 1.448 unidades residenciais novas na cidade de São Paulo, resultado 14,4% inferior às 1.692 unidades vendidas. Porém, quando o resultado é comparado com as 798 comercializações de fevereiro de 2017, houve crescimento de 81,5%.
Embora a média anual histórica tenha sido de 27 mil unidades comercializadas, no acumulado de 12 meses (março 2017 a fevereiro de 2018) comparando-se ao mesmo período do ano passado houve um aumento de 60,4% representando 25.349 unidades comercializadas.
Os números também são positivos para a região, destaca o economista-chefe do Sindicato da Habitação Secovi-SP, Celso Petrucci.
“Há um mercado ativo na região que a partir do segundo semestre deste ano aumentou o número de lançamentos com forte atuação em Alphaville, Tamboré, Granja Viana, Carapicuíba e Osasco. A queda da taxa Selic, o aumento do índice de confiança e mais segurança em relação ao emprego incentivaram empresários a investir em novos lançamentos”, avalia Pretrucci.
Novidades
Entre os dias 4 e 8 abril foi realizada a 23ª. Edição da Feicon Batimat, um dos eventos mais aguardados pela construção civil e principal vitrine para profissionais de arquitetura e construção. Na feira dois outros eventos foram realizados simultaneamente, a Pollutec e o Expo Arquitetura Sustentável.
A organização do evento proporcionou espaços dedicados como Arenas do Conhecimento, Casa Cerâmica e o Canteiro Obras do Futuro, este em parceria com a Revista Green Building com a Reed Exhibitions Alcantara Machado que explanou sobre soluções sustentáveis para ser utilizadas em diversas fases da obra.
Outro destaque foi a ilha PróAcústica que apresentou soluções para construção Civil. O evento também marcou o lançamento do Manual ProAcústica para Classe de Ruídos das Edificações Habitacionais, que aborda como os sons do entorno das edificações podem interferir no ambiente, exigindo isolamento acústico para fachadas e coberturas.
As últimas feiras nacionais e internacionais evidenciaram uma tendência que vem conquistando cada vez mais os brasileiros: os revestimentos e cobogós cimentícios. Desenvolvidos com a mistura de processos artesanais e industriais, os produtos dispõem de uma infinidade de formatos, relevos, tamanhos e desenhos, que estimulam a criatividade de arquitetos e designers de interiores. Presente no mercado há 11 anos e referência no assunto, a marca catarinense Palazzo enumera os diferenciais desses produtos e como eles podem fazer a diferença na decoração.
Economia dá novo fôlego
A queda da taxa Selic oferece um novo ritmo para o setor imobiliário, que está otimista e demonstra sinais de retomada do crescimento do ciclo. As construtoras estão confiantes na evolução do mercado erealizam diversos lançamentos na região.
De acordo com a estimativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), divulgada em fevereiro, o mercado imobiliário sinaliza aceleração do crescimento em relação ao ano passado, momento em que os lançamentos subiram 5,2% e as vendas aumentaram 9,4%.
Para o presidente do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), Flávio Amaury, o setor tem se beneficiado devido a um cenário positivo na economia brasileira, com juros e inflação sob controle e interrupção do aumento do desemprego contribuindo para o aumento do crescimento de confiança do consumidor.