Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

Comércio: Barueri e Sta. de Parnaíba são as melhores para fazer negócios

Logo Giro
Barueri obteve o melhor resultado, ou seja, a 1ª colocação, entre as 12 cidades da Região Metropolitana Oeste da Grande SP (Uelson Henkell/Giro S/A)

Segundo ranking da Urban Systems, divulgado pela Exame, os municípios ocupam a 2ª e a 12ª colocação, respectivamente, no eixo Comércio

Barueri foi eleito o 2ª melhor município do País para fazer negócios no setor de Comércio em 2023, segundo ranking “Melhores cidades para fazer negócios” da consultoria Urban Systems, publicado pela revista Exame no dia 4 de dezembro. Pelo segundo ano consecutivo, Barueri ocupa o 2° lugar nesse eixo econômico, com nota 4,224. São listadas, no levantamento, 100 cidades de todo o Brasil.

Barueri obteve o melhor resultado, ou seja, a 1ª colocação, entre as 12 cidades da Região Metropolitana Oeste da Grande SP que fazem parte de um consórcio. A cidade chegou a ocupar o 1º lugar nacional em 2020.

Já o município de Santana de Parnaíba vem na 2ª posição na região metropolitana oeste e no 12º lugar no ranking nacional, com nota 3,316. No ano passado, a cidade registrou a 10ª melhor colocação no País. No estudo de 2021, ocupava o 47º lugar.

Outras colocações na região

Além de Barueri e Santana de Parnaíba, mais dois municípios da região metropolitana oeste aparecem entre as 100 melhores para fazer negócios no eixo econômico Comércio em 2023.

Um deles é Cotia, que surge na 32ª colocação, com nota 3,162, caindo seis posições em comparação ao ano passado. Já Osasco aparece no 34º lugar, com nota 3,59, subindo 45 posições em relação a 2022, quando ocupava a 79º colocação.

semana de agosto santana de parnaiba e regiao - giro-sa
Santana Parnaíba surge em 2º lugar na região e na 12ª posição no País (Uelson Henkell/Giro S/A)

Comércio: vários indicadores

Vários indicadores são analisados com o objetivo de mapear as melhores cidades para investir no setor comercial: Geração de empregos no setor com média e alta remuneração; Renda do trabalhador do comércio varejista; Renda do trabalhador do comércio atacadista; Estabelecimentos comerciais varejistas; e Estabelecimentos comerciais atacadistas. Analisa-se também Empregos no comércio varejista; Empregos no comércio atacadista; Crescimento populacional, Densidade de banda larga e Renda do trabalhador formal.

Estado de São Paulo

Este ano, o Estado de São Paulo volta a concentrar 40% das melhores cidades para investir no setor do Comércio, ante 40%, assim como em 2021, caindo 10% em relação à pesquisa anterior. A primeira colocada no eixo Comércio foi a capital paulista, com 4,880 pontos.

Importante destacar que o Censo 2022 trouxe impacto no estudo, considerando a alteração da base da demanda para o setor, com o acerto das projeções anteriores e a redução da estimativa populacional do País e da maioria das grandes cidades brasileiras (221 das 319 cidades analisadas neste estudo).

LEIA MAIS: Fatec Barueri: inscrições para vestibular vão até 12 de dezembro

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.