Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

ENTREVISTA EXCLUSIVA: secretário de Saúde de Barueri fala sobre ações para combater a covid-19

Logo Giro
Entrevista foi ao ar na última terça-feira (23) e está disponível na íntegra no fim da reportagem (Reprodução/Youtube)

Na última terça (23), o secretário de Saúde de Barueri, Dionísio Alvarez Mateos Filho, concedeu entrevista exclusiva ao Giro Noite, programa de web tv que vai ao ar no portal do Giro de segunda a quinta, sempre às 18h. Na conversa com os jornalistas Vanessa Dainesi e João Felipe Cândido, o secretário falou sobre a situação da covid-19 no município, ampliação de leitos e fez críticas ao governo federal. Confira abaixo os melhores momentos.

AMPLIAÇÃO DE LEITOS
“Na última semana, o prefeito [Rubens Furlan, do PSDB] aumentou, no Hospital Municipal de Barueri, o número de leitos de UTI, da parte clínica e semi-intensiva. O HMB tem capacidade de atendimento de 285 pessoas e estamos com 196 leitos: um hospital praticamente inteiro voltado ao tratamento de pacientes da covid. Nesta semana, fizemos ampliação de dez leitos de semi-intensiva no Pronto-Socorro do Jardim Imperial, também mais 12 leitos no Pronto-Socorro do Jardim Paulista, sendo oito de semi-intensiva e quatro de UTI. Fizemos ainda, no Sameb, sete leitos de semi-intensiva para comportar os pacientes que estão vindo de toda a região. […]Em torno de 40% dos pacientes são de cidades vizinhas.”

DIFICULDADE DE CONTRATAR PROFISSIONAIS DA SAÚDE
“Não é questão de dinheiro. Estamos com dificuldade de contratar médicos, de comprar EPIs, mas estamos fazendo convênio com Organizações Sociais (OSs). Elas já têm sua equipe e isso facilita nosso trabalho. […] Isso faz com que a gente consiga driblar um pouco essa dificuldade, mas graças a Deus estamos conseguindo aumentar os leitos e acredito que até semana que vem teremos um número bem maior de leitos funcionando”.

FAIXA ETÁRIA DE INTERNADOS
“Na primeira onda, a faixa etária era de 60, 65 anos para cima. Hoje, temos um média bem maior de pessoas entre 30 e 55 anos, um pessoal mais novo. Também há crianças. Na primeira onda, elas eram menos afetadas, e agora ainda não são muitas, mas já há um número palpável de crianças internadas.”

OCUPAÇÃO DOS LEITOS
“Temos cerca de 90% de ocupação na UTI, mas temos conseguido as vagas. Não tem ficado nenhum doente sem internação ou intubação. Não tivemos falta de equipamentos, isso não tem acontecido pois o prefeito tem nos dados bastante ajuda”

NOVO MINISTRO DA SAÚDE
“Se o novo ministro [Marcelo Queiroga] não for usar cloroquina e fizer o serviço dele, vai ajudar bem. Se for pela cabeça do presidente Jair Bolsonaro, vai ser muito mais complicado (…). Isto não é uma gripezinha, não sei se já caiu a ficha dele. O presidente tem que estimular o uso de máscara, estimular o distanciamento social, o que o mundo e os estudos mostram que deve ser feito. O jeito de evitar a doença é isso, e o presidente parece que até agora não aceitou isso e quer polemizar.”

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail