Em entrevista à reportagem, o secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, falou sobre as atividades que já estão sendo realizadas na cidade, como as apresentações circenses e teatrais em diferentes bairros, além dos programas: “Cultura no Parque” e “Samba na Praça”, que acontecerão uma vez por mês. Ele também abordou a entrega da Praça das Artes, um dos maiores complexos culturais do estado de São Paulo, e citou as reformas e o apoio que a pasta está dando aos artistas da cidade. Leia na íntegra:
Giro S/A. Quais são as principais atividades na área da Cultura, promovidas depois da pior fase da pandemia?
Jean Gaspar. O objetivo da secretaria de Cultura e Turismo de Barueri é levar cultura para todos os bairros da cidade. Retomamos o programa “Educação pela Arte” e, em 2019, fechamos o ano atendendo cerca de 10 mil alunos.
Estamos realizando as aulas das oficinas de artes, núcleos de dança e de música de forma presencial. Em parceria com a Cia LaMínima, estão acontecendo apresentações circenses e teatrais em diferentes bairros da cidade. As apresentações são ao ar livre, o que torna mais seguro o local para o público. Ainda em março serão retomados os programas: “Cultura no Parque” (todos os domingos shows no Parque Dom José) e também o “Samba na Praça”, que acontecerá uma vez por mês em bairros diferentes da cidade.
Giro S/A. Quando o Teatro de Barueri abrirá ao público?
Jean Gaspar. A previsão de entrega da Praça das Artes será para o primeiro semestre de 2022. Além do teatro, que terá cerca de mil lugares e fica dentro da Praça das Artes, o espaço é um complexo cultural para diversas atividades artísticas, que oferecerá aula para crianças a partir de quatro anos de idade e, podendo também, receberá grandes artistas do país inteiro.
A Praça das Artes, considerada um dos maiores complexos culturais do estado de São Paulo, atenderá cerca de 10 mil crianças e adolescentes em diversas modalidades artísticas.
Giro S/A. Fale um pouco sobre as atividades que serão realizadas neste teatro quando ele for inaugurado.
Jean Gaspar. O novo teatro, que fica dentro da Praça das Artes, está preparado para receber todos os formatos de espetáculos, desde óperas, musicais, monólogos, apresentações musicais, peças infantis, entre outros. Isso porque, além de possuir equipamento técnico e acústica de última geração, o espaço possui um fosso para orquestra de teatro.
Na Praça das Artes serão oferecidas aulas que envolvem os núcleos de dança, música, teatro, além de oficinas, workshops de artes visuais, palestras, mini shows no palco aberto, que será um espaço democrático, possibilitando a apresentação de artistas da cidade.
Giro S/A. A área da Cultura foi uma das que mais sofreram com a pandemia. Diga, como que a secretaria de Cultura e Turismo passou por esse momento? Muitos artistas em todos os locais, incluindo Barueri, ficaram sem emprego ou renda nesse período? Como a prefeitura lidou com esse problema? Foram realizadas algumas ações para proteger esses artistas?
Jean Gaspar. Durante o período da pandemia a secretaria de Cultura e Turismo seguiu todos os protocolos sanitários e orientações do governo e apoiamos as ações da secretaria de Saúde, pois o Centro de Eventos foi utilizado pela pasta.
Nós reformulamos o trabalho da secretaria de Cultura e Turismo, realizamos ações on-line, inclusive no ano passado fizemos um carnaval on-line, teve ainda apresentação do Quinteto de Cordas, tudo de forma virtual. Gostaria de salientar o esforço da equipe da Cultura por tomar a frente ao programa Lei Aldir Blanc. Conseguimos repassar para os artistas a verba destinada a cada um deles. Durante o Festival Lei Aldir Blanc, contemplamos centenas de artistas da cidade.
A secretaria de Cultura e Turismo recebeu 532 inscrições em 2021, criou plantão de dúvidas aos fins de semana e vídeo tutorial para os participantes entenderem melhor o procedimento. Também ofereceu a infraestrutura para que o artista pudesse apresentar o seu trabalho com qualidade. Contabilizamos mais de 900 artistas cadastrados, ampliando nosso conhecimento da cena artística e cultural da cidade.
Giro S/A. Quais são os planos da área da Cultura para os próximos anos?
Jean Gaspar. O plano é continuar o trabalho feito, melhorar o atendimento e fortalecer cada vez mais a cultura nos bairros, apoiando os artistas da cidade. Também estamos reformando duas Estações Culturais, além do Museu Municipal, que passará por uma grande reforma.












