giro

Saúde: saiba diferençar os sintomas de dengue e covid-19

Febre e dores no corpo são sintomas comuns a dengue e covid-19 (Divulgação/Freepik)

Dores no corpo, febre, falta de apetite são características das duas patologias; confira como identificar as enfermidades

Dor de cabeça, cansaço muscular, falta de apetite, febre e dores no corpo. Esses são sintomas frequentemente relatados por aqueles que contraem dengue ou Covid-19. As duas infecções possuem indícios semelhantes, dificultando a diferenciação duas doenças. Todavia, com o progresso e desenvolvimento dos sinais e sintomas, pode se ter uma noção do diagnóstico.

Segundo o Ministério da Saúde, ambas as patologias são causadas por vírus, mas as transmissões ocorrem de maneiras distintas. A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Já a Covid-19 é transmitida por gotículas de secreções respiratórias de uma pessoa infectada.

Por isso, os profissionais de saúde recomendam também a realização de testes e exames específicos para cada doença, que identificam a presença do vírus em até 15 minutos, bem como evitar a automedicação.

Leia Mais: Dengue: Cotia adota recurso estratégico no combate ao mosquito

“Atualmente, não existe um tratamento específico para a dengue, e a abordagem terapêutica se concentra principalmente no alívio dos sintomas, na hidratação adequada e repouso. A maioria dos casos de dengue é autolimitada, e a recuperação completa é comum com os cuidados adequados”, explica Nathalia Franceschi, assessora técnica em saúde pública do governo de São Paulo

Aumento no número de casos de dengue

Desde o último dia 5 de março, o estado de São Paulo segue em estado de emergência para dengue. A medida foi tomada pelo Centro de Operações Emergenciais (COE), organismo criado para monitorar a doença, após a unidade federativa ter atingido a marca de 300 casos confirmados para cada grupo de 100 mil habitantes.

Ao Giro, Nathalia Franceschi esclareceu que atualmente, a localidade vive em um estado de epidemia. Conforme informações divulgadas pelo Instituto Butantan, a situação se dá quando ocorre um aumento no número de casos de uma doença em diversas regiões, estados ou cidades, porém sem atingir níveis globais.

Saúde: saiba diferençar os sintomas de dengue e covid-19
Repelente ajuda a afastar o mosquito transmissor da dengue (Divulgação/Governo de SP)

“De acordo com os parâmetros estabelecidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o Estado de SP pode ser considerado em estado de epidemia por dengue. Entende-se por epidemia: elevado número de casos de um determinado agravo, em um determinado período e espaço”, afirma a especialista

Segundo o painel de monitoramento da gestão executiva estadual, na terça-feira (12), o estado paulista tem mais de 495 mil casos registrados e 60 óbitos confirmados.

Reinfecção da doença

Ainda segundo Nathalia Franceschi, a reinfeção pelo vírus da dengue pode ocorrer e a patologia evoluir para uma dengue hemorrágica.

A dengue hemorrágica pode afetar indivíduos de todas as idades. No entanto, aqueles que são mais velhos ou que têm condições de saúde pré-existentes, como diabetes e pressão alta, podem estar em maior risco.

Saúde: saiba diferençar os sintomas de dengue e covid-19
Com estado de emergência governo consegue liberar recursos para ações de combate à dengue com mais celeridade (Divulgação/Governo de SP)

Nessa condição, de acordo com Ministério da Saúde, o micro-organismo causador da doença gera o extravasamento grave de plasma, hemorragias severas ou comprometimento de grave de órgãos, que podem evoluir para o óbito do indivíduo.

“É possível contrair a dengue mais de uma vez. Até o momento são conhecidos quatro sorotipos – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. A imunidade é permanente para o sorotipo que causou a infecção. Tudo depende da condição de saúde prévio de cada pessoa, assim com a presença de possíveis comorbidades, extremos de idade”, reitera a especialista.

Principais sintomas da dengue
Febre superior a 38°C
Dor no corpo e articulações
Dor atrás dos olhos
Mal-estar
Falta de apetite
Dor de cabeça
Manchas vermelhas no corpo

Principais sintomas da Covid
Tosse
Dor de garganta
Coriza
Perda de olfato
Dor abdominal
Fadiga

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.