O acolhimento a adolescentes de Barueri é uma das prioridades da equipe de Saúde do município, que agora disponibiliza métodos contraceptivos mais eficazes para as jovens, entre os quais os implantáveis. De acordo com dados ministério da Saúde, mais de 19 mil adolescentes de até 14 anos de idade tornaram-se mães em 2019. Essa é uma das razões que fez a secretaria de Saúde da cidade intensificar as ações educativas e preventivas junto a este público específico.
Os anticoncepcionais implantáveis (DIU Hormonal e o Implanon) estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Barueri para grupos prioritários. O método DIU Hormonal é disponibilizado para todas as adolescentes com idade entre 11 e 19 anos. Já o Implanon cabe apenas para as pacientes com idade a partir de 15 anos com acompanhamento no CAPS.
Para ter acesso aos contraceptivos, basta ir até a UBS mais próxima da residência e procurar os grupos de Planejamento Familiar para ter informações e orientações sobre os direitos reprodutivos da mulher e ou do casal.