giro

São Pedro e São Paulo: Cajamar e Carapicuíba terão festas

Carapicuíba realiza as festividades do padroeiro São Pedro neste sábado (29), com missas, alvoradas, procissões e quermesse; confira mais
Carapicuíba terá quermesse para celebrar seu padroeiro (Divulgação/Secom Carapicuíba)

Carapicuíba realiza as festividades do padroeiro São Pedro neste sábado (29), com missas, alvoradas, procissões e quermesse; confira mais

Neste fim de semana (29 e 30), celebram-se a solenidade de São Pedro e São Paulo. Para comemorar as datas, as cidades de Cajamar e Carapicuíba terão uma programação repleta de fé, gastronomia, diversão e prêmios incríveis.

No sábado (29), Carapicuíba realiza as festividades do padroeiro pela Paróquia São Pedro Apóstolo, na praça São Pedro, 9 , Vila Sul Americana. A partir das 6h, haverá uma missa de alvorada. Às 10h, uma missa solene, enquanto, às 16h, ocorrerá uma procissão.

Leia Mais: Osasco: Quermesse de Santo Antônio termina no domingo (30)

Às 18h30, haverá ainda uma quermesse com apresentações de Kátia Lins, Orquestra de Viola da Aldeia de Carapicuíba e Forró D3.

Festa de São Pedro e São Paulo em Cajamar

Cajamar celebrará neste fim de semana, as festas de São Pedro e São Paulo, organizadas pela Paróquia São Paulo Apóstolo.

No sábado (29), às 18h, no Ginásio de Jordanésia, acontecerá a Solenidade de São Pedro e São Paulo celebrada pelo Padre Alexandre. Após a missa, haverá barracas com sabores incluindo milho, caldo, lanche de pernil, batata frita, cachorro quente, frango frito, mandioca, pastel, pizza, tapioca, arroz carreteiro, macarronada e espetinho.

Leia Mais: Dengue: Carapicuíba e Jundiaí têm vacinação para crianças e adolescentes

São Pedro e São Paulo: Cajamar e Carapicuíba terão festas
Festa de São Paulo ocorrerá em Cajamar (Reprodução/Redes Sociais)

Doces, vinho quente, quentão, refrigerante e chocolate quente, completam o cardápio da festividade. Também haverá brincadeiras divertidas para crianças e adultos, como pescaria e  bola na lata.

No domingo (30), às 08h, a celebração terá início com uma procissão que sairá da Matriz São Paulo Apóstolo em direção ao Ginásio de Jordanésia, onde a Solenidade de São Pedro e São Paulo será celebrada pelo Padre César. Após a missa, haverá um almoço nas barracas que terão no local, com música ao vivo.

Leia Mais: Governo de SP: Carapicuíba será contemplada com escola

Às 14h30, haverá um “Show de Prêmios” no Boiódromo. A cartela custa R$30 e pode ser adquirido na secretaria da Paróquia São Paulo. Entre os prêmios, uma air fryer na primeira rodada, uma panela elétrica na segunda, um micro-ondas na terceira, uma TV 40 polegadas na quarta e, para finalizar, uma moto na quinta rodada.

História de São Pedro como padroeiro de Carapicuíba

Em meados de 1926 foi instalada em Carapicuíba a empresa Fiação Sul Americana, uma fábrica de fios e tecidos montada por imigrantes ingleses. Foi criado no local um espaço onde os operários pudessem praticar sua fé religiosa, que também se tornou ponto de encontro da comunidade. Os donos da fábrica eram devotos de São Pedro e as reuniões culminaram em comemorações ao santo, que após a emancipação de Carapicuíba, foi considerado padroeiro da cidade. Anos mais tarde, por volta dos anos 1970, foi construída uma igreja, hoje Paróquia São Pedro Apóstolo, no centro da Vila Sulamericana, onde hoje é celebrada a festa.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e São Paulo.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Relacionado