Região conhecida por grande fluxo de usuários de drogas foi dissipada no último mês. Agora, a Prefeitura planeja contruir uma praça gradeada no local.
A Prefeitura de São Paulo está estudando a possibilidade de transformar a área que, antes do esvaziamento do fluxo das drogas, era conhecida como Cracolândia em uma praça gradeada.
A praça terá apenas dois acessos, um na Rua General Couto Magalhães e outro na Rua dos Protestantes. Toda a área triangular da esquina será utilizada neste projeto.

Essa mesma estratégia foi usada pelo Prefeito Ricardo Nunes (MDB) a três anos atrás, quando a Praça Princesa Isabel, onde ficava o antigo fluxo da Cracolândia, foi transformada em praça fechada por grades. O Ministério Público de São Paulo denunciou a atitude por dispersão forçada e limitação de acesso a um espaço público, na época.
Depois do gradeamento da Praça Princesa Isabel, os frequentadores do fluxo de drogas passaram a se concentrar no terreno triangular da Prefeitura na Rua dos Protestantes. O local passou a ser monitorado pela Guarda Civil Metropolitana e no meio do ano passado, a gestão vigente ergueu um muro na Rua Gen. Couto Magalhães. O muro foi acusado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de estratégia de isolamento de dependentes químicos.
O espaço cercado será delimitado pelo muro já existente, e por uma grade de 3,70 metros para a Rua dos Protestantes. As obras devem começar na próxima semana, quando o prazo da desocupação do Teatro de Contêiner Mungunzá vence.
–
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.