Em coletiva que aconteceu na quarta-feira (15) no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a queda do número de casos, internações e mortes por covid-19 e, entre outras informações importantes, abordou a entrega total de doses de Coronovac acordadas com o Ministério da Saúde e a implementação do programa Pró SP com geração de benefícios e oportunidades para a população.
Sobre a vacinação, Doria informou que às 14h de quarta, São Paulo ultrapassou a marca de 58 milhões de doses de vacinas aplicadas contra a covid na população das 645 cidades do estado. Cerca de 97,39% da população adulta já recebeu ao menos uma dose da vacina e 61,93% está com seu esquema vacinal completo.
Todos esses dados comprovam a eficácia da vacinação contra o vírus, mesmo com a variante delta em circulação. De acordo com o secretário de Saúde do estado, Jean Gorensteyn, há 2.200 pessoas sendo tratadas com a nova variante somente na capital paulista. A taxa de ocupação de leitos de UTI por covid no estado é atualmente de 32,86% e na Grande São Paulo de 38,65%.
O governador anunciou também a entrega de 5,1 milhões de unidades da vacina Coronavac ao Ministério da Saúde, que finaliza o contrato de 100 milhões de doses com o governo federal, e o lançamento do programa Pró SP, com recorde de R$ 47,5 bilhões em investimentos, que reúne 8 mil obras e serviços em todas as regiões de São Paulo até 2022 e geração de 200 mil empregos.