Segundo a SSP-SP, a queda nos registros criminais de roubos de carga, ocorreu por meio de esforço conjunto entre as Polícias Civil e Militar; saiba mais
Barueri e outras dez cidades da Região Oeste da Grande São Paulo registraram uma queda de 22% nos roubos de carga, que aconteceram entre janeiro e junho, na comparação com o período homólogo. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
Até maio de junho, os municípios registraram cerca de 251 delitos. No último ano, nesse mesmo espaço de tempo, foram anotadas 375 infrações. No sexto mês de 2024, 43 crimes computados.
Em junho, Osasco foi a localidade que mais registrou o crime, com 18 casos, sucedida por Cotia (7), Itapevi (6), Barueri (4) e São Roque (3). Araçariguama, Carapicuíba e Jandira contabilizaram apenas uma ocorrência.
Enquanto, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista, não registraram nenhum crime deste tipo em junho.
Roubos de carga é o menor em 20 anos
Segundo a SSP-SP, os registros de boletins de ocorrências, em todo o estado paulista, por roubos de carga chegaram a 2.412 no primeiro semestre deste ano, sendo o menor desde 2003.
Em comparação ao mesmo semestre do ano passado, a redução é de 21,1%. Só em junho deste ano, conforme o elaborado pela secretaria, foram 374 ocorrências.

O órgão atribui a queda nos registros criminais por meio de um resultado de um esforço conjunto entre as Polícias Civil e Militar, que passaram a monitorar constantemente as regiões com prevalência desses delitos.
O Programa de Prevenção de Furtos e Roubos de Carga (ProCarga) foi implantado para traçar estratégias para enfrentar as quadrilhas especializadas nessa modalidade criminosa. O trabalho consiste em adaptar a atuação das forças policiais para fazer frente aos delitos.
“Por meio do setor de inteligência, foi possível identificar as características das quadrilhas, tipos de armamento e o ‘modus operandi’ dos bandos, traçando estratégias eficazes que permitiram às forças policiais se antecipar aos criminosos”, explicou a SSP-SP.
Ocorrência mais recente de roubos de carga
Em Osasco, no dia 28 de julho, descobriram um galpão em que armazenava carga, veículo e moto roubada, no bairro Recanto das Rosas, zona sul do município. O caso foi registrado no 5º Distrito Policial de Osasco.
Policiais militares do Comando Força Patrulha (CFP), do 14º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (14º BPM/M), estavam em patrulhamento quando receberam uma denúncia anônima a respeito de transbordo de carga roubada pela Estrada das Rosas.
+SIGA os canais de notícias do Giro no Whatsapp, Telegram e Linkedin.


Caso foi registrado no 5º DP de Osasco (Reprodução/Redes Sociais)
Os agentes seguiram para o local e adentraram a via, quando perceberam vários indivíduos fugiram pela rua de trás. Foi realizada incursão nas imediações, sendo encontrado um dos indivíduos foragidos na proximidade da “Favela do Limite”.
Na abordagem, o homem assumiu participação no roubo de carga, informando que o local se trata de um galpão para armazenamento de mercadorias roubadas.
Foi realizada entrada no local, sendo localizada a carga roubada, três veículo caráter geral, sendo uma moto Triumph Tiger (roubo), uma Van Citröen Jumper (furto) e outra Van Renault Master (roubo). Além disso, foi localizado um revólver calibre com numeração suprimida.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e São Paulo.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.