giro

Região tem disque denúncia ambiental

Logo Giro

Algumas cidades da região disponibilizam um canal direto para denúncias de crimes ambientais, tais como jogar lixo no lugar errado, corte ilegal de árvores e criação de animais silvestres em cativeiro.

Em Barueri, o SOS Verde funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, exceto feriados. As principais ocorrências recebidas são denúncias de corte e poda de árvores sem autorização, lançamento de entulho em locais inadequados como bias públicas, por exemplo, ligação clandestina de esgoto na rede pluvial e criação de animal silvestre em cativeiro.

Em Cotia, devido a extensa área verde, a queimada é o principal crime ambiental. A cidade disponibiliza um serviço que de denúncia que atende de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Após esse horário e durante os fins de semana, a GCM dá continuidade ao atendimento pelo 153. Cerca de 40 denúncias são recebidas mensalmente, incluindo cote de árvores, desmatamento, queimada e descarte de entulho.

Já Osasco conta com a Delegacia de Meio Ambiente, que investiga os crimes ambientais e, frequentemente resgata pássaros silvestres e outros animais criados em cativeiro sem licença do Ibama.

Os crimes ambientais são tratados pela Lei Federal 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que prevê uma série de penalidades aos infratores. É obrigatória a liberação da entrada dos fiscais em residências, condomínios e bolsões, de acordo com o artigo 23 da Lei Estadual 9.509/1997.

Os crimes ambientais podem ser punidos com detenção de 6 meses a 1 ano e multa e reclusão de 1 a 5 anos e multa. (IS)

Serviço:

SOS Verde (Barueri): 0800-771-99-19

Delegacia de Meio Ambiente (Osasco): 3683-5020

Disque denúncia (Cotia): 0800-878-1100

Receba nossas notícias em seu e-mail