giro

Região tem 168 agentes para fiscalizar 653,5 mil veículos

Logo Giro

A região possui atualmente 168 agentes para fiscalizar 653.550 veículos (veja ao lado). O cenário mais crítico é na cidade de Osasco, que tem uma das maiores frotas da Grande São Paulo, onde há somente nove profissionais ativos. O Departamento Municipal de Trânsito conta com 45 viaturas, entre motocicletas e carros. Segundo a prefeitura, a nova gestão encontrou este quadro por conta do cancelamento de um processo seletivo que seria realizado no final do ano passado. De acordo com a administração, dentro de 60 dias, devem ser contratados 100 agentes de trânsito. 

Em Santana de Parnaíba, há 12 profissionais voltados para o trânsito, que contam com o apoio de 16 guardas municipais. O município possui um convênio com a Polícia Militar, incluindo aplicação de multas. Já na cidade de Barueri são 147 profissionais, com 52 viaturas. A prefeitura informou que está em andamento um estudo para autorização de horas extras de serviço operacional. A administração de Cotia foi procurada, mas não retornou à reportagem.

Frota x acidentes

As cidades citadas acima possuem, no total, 653.500 veículos, de acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), base 2016. No total, nestes municípios, foram anotados 116 óbitos no trânsito, no ano passado, segundo levantamento do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga SP). Em janeiro de 2017 foram quatro mortes.

Receba nossas notícias em seu e-mail