Região: Eleitor não definiu o voto para os cargos de deputado federal e estadual

Logo Giro
Osasco é o maior colégio eleitoral da região (Uelson Henkell/Giro S/A)

A situação é mais crítica quando se trata da disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados. Neste ponto, o número de indecisos chega a 74,7%

Faltando três dias para as eleições 2022, o número de eleitores que ainda não escolheram os nomes dos candidatos para deputados federal e estadual em cidades da Região Oeste da Grande SP é bastante significativo. Segundo levantamento realizado pelo Instituto MAS Pesquisa, 69,8% dos eleitores não escolheram o candidato a deputado estadual. A situação é mais crítica quando se trata da disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados, que o número de indecisos chega a 74,7%.

Ainda segundo o levantamento, o eleitorado feminino é que tem a maior fatia de indefinição: são 78,5% que não escolheram candidato a federal e 74,5% não definiram o voto para estadual. Já entre os eleitores do sexo masculino, o número de indecisos chega a 70,4% para federal e 64,6% para estadual.

Segundo o cientista político e diretor do Instituto MAS, Marcos Agostinho, tradicionalmente o eleitor deixa para escolher os nomes para Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa na última hora. “As pessoas ainda têm muita dificuldade de compreender quais são as funções dos deputados federais, que muitas vezes são vistos como despachantes de luxo, já que ajudam os prefeitos com recursos. Já para deputado estadual, o número de indecisos é menor, pois, geralmente, são políticos que vivem mais próximo da população”, disse.

Metodologia
A pesquisa realizada pelo Instituto MAS ouviu 1.100 pessoas entre os dias 19 e 25 de setembro em nove municípios da região Oeste da Grande São Paulo: Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba, Cajamar, Cotia, Araçariguama, Pirapora do Bom Jesus, São Roque e Vargem Grande Paulista. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Para fazer a análise na região, foram realizados dois registros. Um no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número SP-05019/2022, para o resultado do levantamento para governo do estado, e outro no Tribunal Superior Eleitoral, no caso da disputa presidencial, sob o número BR08052/2022.

Região: Eleitor não definiu o voto para os cargos de deputado federal e estadual

os candidatos

Presidente

Governador

Senador

Deputado Federal

Deputado Estadual

Receba nossas notícias em seu e-mail