giro

Rede gaúcha de eletropostos se prepara para entrar em São Paulo em 2026

rede
O custo para montar uma unidade completa pode passar de 10 milhões de reais (Reprodução/Redes sociais)

Em quatro anos, o Brasil passou de 350 pontos de recarga públicos e semipúblicos para mais de 12 mil. Rede quer fazer diferença na operação

O Grupo Farroupilha – detentor de 32 postos tradicionais e uma rede de lojas de conveniência – lançou a Esquina do Futuro, a primeira rede de eletropostos estruturada do País. A rede gaúcha aposta em recarga ultrarrápida, conveniência completa e operação própria. Até o final deste ano, deve ultrapassar 50 unidades. As informações são do portal Exame.

Depois de estrear em Porto Alegre, a rede já tem operações no entorno da capital e está prestes a inaugurar em Novo Hamburgo e Maringá (PR). Em seguida, será a vez de São Paulo receber unidades da empresa.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Rede aposta em conveniência, segurança e estrutura de ponta

Em quatro anos, o Brasil passou de 350 pontos de recarga públicos e semipúblicos para mais de 12 mil, impulsionado por incentivos de montadoras, startups e grandes grupos de energia. Mas, segundo a reportagem, apenas 2.400 desses pontos são rápidos de verdade. O restante depende de carregamento lento, que pode levar até 12 horas para completar uma carga.

É nesta deficiência que a Esquina do Futuro quer se consolidar, fazendo a diferença na operação. Enquanto algumas empresas espalham milhares de carregadores em estacionamentos e supermercados – em locais no meio-fio e sem cobertura, muitas vezes – a empresa aposta em espaços com operação ativa, atendimento humano e padrão de conveniência.

Ou seja, cada ponto precisa cumprir três critérios: segurança, conveniência e estrutura operacional. Alguns locais, inclusive, já viraram ponto de encontro entre amigos.

O custo para montar uma unidade completa pode passar de 10 milhões de reais. Mas o retorno, já é positivo, segundo a empresa. A expansão prevê combinar unidades próprias com pontos parceiros, focando em conveniência, segurança e operação de ponta a ponta.

rede
Mais de 150 mil carros eletrificados em 2024 no País (Reprodução/Redes sociais)

Eletrificados: mercado promissor

O Brasil fechou o ano passado com mais de 150 mil carros eletrificados vendidos. A estimativa é que esse volume ultrapasse 330 mil unidades ainda em 2025.

A marca chinesa BYD começou a montagem de carros elétricos e híbridos no Pais em sua fábrica instalada em Camaçari, na Bahia. A produção está em fase de testes. O primeiro modelo é o Dolphin Mini.

Com informações do portal Exame.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.