No último dia 26 de maio, uma publicação do “Razões para Acreditar”, conhecido como maior site de conteúdo positivo do País e também compartilhada no Instagram (@razoesparaacreditar), com 3,5 milhões de seguidores, viralizou na internet. Na imagem, é possível ver um jovem rapaz ajoelhado e orando em um dos bancos da Praça Oiapoque, um dos cartões-postais de Alphaville, bairro nobre de Barueri, SP.
O flagra do vendedor Mikeias foi feito pelo médico Italo Tales e publicado em seu Instagram pessoal, com a seguinte legenda. “Esse jovem se chama Mikeias e sua oração foi tão forte que me fez parar tudo que eu estava fazendo. Desci 21 andares, andei três quarteirões e atravessei uma praça. Na minha cabeça estava apenas indo à padaria comprar pães para o lanche da tarde. Olha que essa rota não faz parte em dias de cirurgias. Resumindo: comprei alguns dos seus produtos, consegui ajudá-lo de alguma forma! Entenderam, né?! Quando Deus quer, é assim!”.
O poder da oração
Um estudo realizado em 2020 na Universidade Thomas Jefferson, na Pensilvânia, EUA, mostrou que há realmente benefícios da fé para o corpo e a mente. Por meio de ressonâncias magnéticas do cérebro, foi detectado que há poder na oração e que religiosos, de modo geral, ativam áreas específicas do cérebro que acalmam a mente. Desde os anos 1980, os benefícios da fé são estudados no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) atesta que a fé influencia tanto na saúde física, quanto na mental e biológica. A crença pode até diminuir os riscos de diabetes, doenças cardiovasculares, respiratórias, infartos, insuficiência renal, acidente vascular cerebral e até câncer.