Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

​Quer adotar um pet? Barueri e Osasco têm mais de 280 animais à espera de um novo lar

Logo Giro
Em Osasco, 47 gatos estão à procura de um novo lar (Karine Borges/Secom Barueri)

Procurando um novo amigo de quatro patas para adotar? As cidades de Barueri e Osasco tem juntas, cerca de 281 cães e gatos esperando um lar. O levantamento foi feito com exclusividade pela reportagem, junto a administrações municipais das respectivas localidades, nesta quarta-feira (1º).

Ao Giro S/A, Barueri informou que possui 100 animais prontos para ser adotados. Segundo a prefeitura, todos os bichos já estão microchipados e castrados. Além disso, até maio, cerca de 203 pets foram adotados, enquanto em 2021, 494 cães e gatos encontraram novos tutores.

Já em Osasco, a administração municipal informou que 134 cães e 47 gatos estão à procura de um novo lar. Até o quinto mês de 2022, cerca de 32 cães e 48 gatos foram adotados na cidade. “No último ano, 105 adoções foram feitas nas feiras quinzenais realizadas em locais públicos, e outros 213 no Departamento Bem Estar Animal”, explicou a administração à reportagem.

Em Barueri, há um incentivo para adoção de cães idosos e deficientes (Aliz Lambiazzi/Secom Barueri)

Ações

Ao Giro S/A, a prefeitura de Barueri informou que vem promovendo diversas feiras e eventos de adoções de animais domésticos. Todo o terceiro sábado do mês, ocorre a de Adoções no Parque Dom José, das 10h às 15h. A localidade também incentiva a adoção no Instagram do Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad).

“Nos últimos dias 14 e 15, tivemos o Dia Animal. Foi um sucesso, com a adoção de 15 animais. No dia 11 de junho, véspera do Dia dos Namorados, teremos uma Feira de Adoção Especial no Centro Comercial Alphaville, onde também realizamos feiras às sextas-feiras. Além disso, todo último sábado do mês temos feira de Adoção no Shopping Flamingo e, toda quarta-feira , na SODIMAC Tamboré. Estamos programando feiras no Shopping de Carapicuíba e em alguns outros espaços”, esclareceu a prefeitura.

Já Osasco, o município divulga cães e gatos que estão à procurando um novo tutor. “Organizamos eventos mensais,como pet day, pet dog especiais, cat day, feiras quinzenais em frente shopping e feiras em escola”, reiterou a administração municipal.

Cães velhinhos e com deficiência também precisam de um lar amoroso

A veterinária responsável pelo Cepad, Camilla Panizza de Camargo, reforça a importância da adoção, principalmente de animais idosos, de médio e grande porte e aqueles com algum tipo de deficiência ou comorbidade, pois essas limitações não impedem os pets de retribuírem o amor e carinho proporcionado por seus tutores.

“A maioria das pessoas procuram animais filhotes e de pequeno porte para adotar. Na verdade, desconhecem o fato de que os animais idosos geralmente são mais tranquilos e calmos. Eles já passaram pela fase de crescimento, quando costumam ser enérgicos e agitados. Cães de médio e grande porte também se adaptam em ambientes pequenos, desde que tenham acesso à rua acompanhados”, diz Camilla.

“Os animais especiais, com alguma deficiência ou comorbidade, em sua grande maioria passaram por situações de sofrimento e agora que estão aptos para adoção demonstram gratidão e carinho muito grandes pelos novos tutores. A condição deles não os impedem de receber ou dar amor. Vale a pena proporcionar a esses animais uma nova oportunidade de adoção, um lar quentinho, carinho e acolhimento”, salienta a veterinária.

Receba nossas notícias em seu e-mail