Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

PSDB conquista mais apoio de prefeitos da região

Logo Giro
Foto: Gabriel Cardoso/SBT

O PSDB é o partido que mais conseguiu apoio de prefeitos nas cidades da região para os candidatos a governador e presidente. No total são três chefes do Executivo que apoiam, publicamente, os tucanos Geraldo Alckmin para presidente e João Doria no Estado. Entre eles estão: Rubens Furlan (PSDB/Barueri), Elvis Cezar (PSDB/Parnaíba), Rogério Franco (PSD/Cotia). A lista de apoio a João Doria também conta com o nome do prefeito de Itapevi, Igor Soares (Pode), que não apoia a candidatura de Márcio França (PSB) nome defendido pelo Podemos.

Em segundo lugar aparece o atual governador de São Paulo, Márcio França (PSB), que concorre à reeleição. Ele tem o apoio de três prefeitos: Rogério Lins (Pode/Osasco), Paulo Barufi (PTB/Jandira) e Marcos Neves (PV/Carapicuíba).

Em contrapartida, os candidatos Luiz Marinho (PT) e Paulo Skaf (MDB) não contam com apoio de prefeitos da região.

Em comparação com a eleição de 2014, o PSDB mantém a liderança, já na época tinha o apoio dos prefeitos de Barueri, Cotia e Parnaíba. O partido que mais perdeu apoio foi o PT, que na última eleição tinha apoio dos prefeitos de Osasco e Carapicuíba – Jorge Lapas e Sergio Ribeiro, respectivamente.

Alianças em Xeque

Para o cientista político Gerson de Moraes, a busca de apoio dos prefeitos se deve à quantidade de eleitores. “Se o prefeito é bem avaliado e comanda uma cidade populosa, o candidato se interessa em participar de atividades na região, pois vai angariar mais votos”, explica, defendendo que a eleição de 2018 será um divisor de águas nessa questão. “Estamos vivendo um embate midiático. Temos dois extremos, o Alckmin que tem mais tempo de televisão devido às coligações, mas não cresce, enquanto o Bolsonaro, que não tem muito tempo, vem crescendo, pois os eleitores ativos estão na internet. Então, acredito que nas próximas eleições essa questão de aliança será revista pelos partidos”, disse.

Receba nossas notícias em seu e-mail