giro

Proteja seu pet: Barueri na luta contra a raiva animal

Segundo a Prefeitura, não é necessário agendar a vacinação (Divulgação / Secom PMB)

A administração municipal oferece a vacinação gratuita de cães e gatos, fundamental para proteger tanto os animais quanto os seres humanos

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Raiva, celebrado em 28 de setembro, a Prefeitura de Barueri intensificou seus esforços para proteger a população e os animais de estimação contra essa doença viral mortal. A partir deste mês, o posto fixo de vacinação do Departamento de Controle de Zoonoses de Barueri (DTCZ) ampliará seu horário de atendimento, incluindo as terças-feiras, proporcionando mais oportunidades para que os munícipes vacinem seus cães e gatos.

Horário estendido para atendimento em Barueri

Proteja seu pet: Barueri na luta contra a raiva animal
Fachada da administração da Zoonoses de Barueri (Lourivaldo Fio / Secom PMB)

Tradicionalmente, o DTCZ oferece serviços de vacinação contra a raiva às segundas e quartas-feiras. No entanto, durante todo o mês de setembro, as terças-feiras também estarão disponíveis para a imunização de animais. O horário de atendimento permanece inalterado, das 9h às 11h e das 13h às 15h30.

LEIA TAMBÉM: Barueri dá início à campanha Setembro Amarelo com palestra

O posto fixo do DTCZ está localizado na rua Anhanguera, número 200, Vila São Francisco. Importante destacar que não é necessário agendar a vacinação. Caso haja dúvidas ou necessidade de informações adicionais, os munícipes podem entrar em contato pelos telefones 4198-0424 e 4198-5679.

Raiva: uma doença mortal
A raiva é uma doença viral grave que afeta o sistema nervoso central e, infelizmente, é quase sempre fatal após o aparecimento dos primeiros sintomas. Ela pode ser transmitida tanto de animais para humanos quanto vice-versa. À medida que a doença progride, os sintomas neurológicos se tornam mais evidentes, incluindo:

  • Agitação
  • Confusão
  • Alucinações
  • Espasmos musculares
  • Dificuldade para engolir
  • Salivação excessiva

Um dos sintomas clássicos da raiva é a hidrofobia, caracterizada por um medo irracional e paralisante de água. Isso ocorre devido à dor e à dificuldade de engolir causada pelos espasmos musculares na garganta.

Nos estágios avançados da doença, a paralisia se instala, geralmente começando nas extremidades e progredindo para os músculos respiratórios. Isso leva à dificuldade respiratória e, finalmente, à parada respiratória, que é a principal causa de morte na maioria dos casos. Os pacientes com raiva geralmente entram em coma antes de falecer.

A vacinação de cães e gatos é fundamental para prevenir a disseminação da raiva e proteger tanto os animais quanto os seres humanos. A Prefeitura de Barueri reforça a importância da imunização e incentiva todos os proprietários de animais de estimação a aproveitarem a ampliação do horário de atendimento no DTCZ durante o mês de setembro para garantir a segurança de seus pets e da comunidade em geral.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.