Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

​Programa “Mulheres de Peito” realiza mamografias gratuitas a partir desta quarta (8), em Osasco

Logo Giro
Espaço conta com mamógrafo, conversor de imagens analógicas em digitais, computadores, mobiliários e sanitários (Divulgação/Secom Osasco)

A cidade de Osasco recebe nesta quarta-feira (8), a Carreta da Mamografia. A ação faz parte do programa estadual “Mulheres de Peito”, que realizará exames de prevenção contra o câncer de mama, e ficará instalada até o dia 18 de setembro, na avenida dos Autonomistas, em frente ao Shopping União.


No projeto, mulheres entre 50 e 69 anos podem realizar a avaliação sem a necessidade de pedido médico. Já as pacientes entre 35 a 49 anos devem apresentar a requisição médica, que pode ter sido emitida tanto pela rede pública – nas unidades básicas de saúde (UBS) – quanto particular.
O espaço conta com mamógrafo, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Há equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos. O serviço é feito em parceria pelo governo estadual com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi).
Exame é feito em parceria do governo estadual e Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Edson Lopes Jr/Governo de SP)

Os exames são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12, exceto feriados. Para os atendimentos são distribuídas 50 senhas por demanda espontânea para realização do exame no mesmo dia, de segunda a sexta. Já aos sábados são 25 senhas, das 8h às 12 horas.

As mulheres acima de 50 anos devem apresentar, no momento do exame, apenas RG e Cartão SUS. Além disso, as pacientes de 35 a 49 anos devem estar munidas de pedido médico, cartão SUS e RG.

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

Atendimento via telefone
Além do exame, o projeto “Mulheres de Peito” também oferecem atendimento gratuito por meio de uma central telefônica. Esta ação é destinada a mulheres com idade entre 50 a 69 anos, que estão há mais de dois anos sem realizar mamografias.
Para agendar, basta telefonar para 0800-779-0000. O agendamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Neste caso, os exames não são realizados nas carretas, e sim em um dos cerca de 200 serviços com mamógrafo do Serviço Único de Saúde (SUS) de São Paulo

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.