Comparado ao último Censo de 2010, município passou a ter quase cinco mil novos moradores. A região que mais tem apresentado crescimento populacional é o Payol
A prévia do recenseamento de 2022, publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constatou que o município de Pirapora do Bom Jesus atingirá a marca de 20.578 habitantes.
Comparado ao último Censo de 2010, realizado pelo IBGE, o município que registrava 15.733 de moradores. Esse dado é uma prévia como base nos resultados do Censo Demográfico 2022, registrados até 25 de dezembro do ano passado. Já a região que mais tem apresentado crescimento populacional é o Payol.
Para a cobertura da cidade, Pirapora do Bom Jesus ficou dividida em 35 setores, isto é, em pequenas regiões do município para organizar e agilizar a coleta dos dois únicos recenseadores que atuam na cidade.
“É primordial colaborar com essa coleta. Em relação ao último Censo Demográfico são 12 anos de distância. As informações do Brasil ficaram totalmente defasadas e isso acaba refletindo nas ações do poder público que não consegue mais promover investimentos como deveria em diversas áreas como infraestrutura, saúde e educação”, disse o coordenador de área do IBGE das cidades de Pirapora do Bom Jesus, Barueri, Itapevi, Jandira e Santana de Parnaíba, Romessi Ferraz dos Santos.
Até o dia 17 de janeiro de 2023, a cobertura já havia sido concluída em 94,3% e 5,7% estão em andamento. (Acompanhe a evolução da coleta: https://censo2022.ibge.gov.br/acompanhamento-de-coleta.html?cod=3539103)
“Falta pouco para finalizar a coleta. Já fizemos 100% de cobertura do município, mas ainda há domicílios que estão fechados, moradores ausentes e recusas. Estamos tentando para que possamos encerrar o quanto antes os nossos trabalhos na cidade”, relatou o coordenador do IBGE.
Multa para o infrator
O morador que se recusar a responder ao IBGE ou passar informações falsas está sujeito a multa. A Lei nº 5.534/1968 dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas e dá outras providências.
O infrator ficará sujeito a multa de até dez salários-mínimos e de até o dobro se for reincidente. E o pagamento da multa não o exonera da obrigação de prestar as informações dentro do prazo fixado no auto de infração.
O questionário do Censo 2022 pode ser respondido durante a visita do recenseador em casa ou pela internet. Se preferir, é possível fazer o agendamento do recenseador, por meio do Disque-Censo, no número de telefone 137.