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Prefeitura de Carapicuíba afasta seis funcionários após paciente morrer sentado em sala de espera de pronto atendimento

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Paciente morreu sentado na sala de espera de pronto atendimento da Cohab II (Reprodução/Redes Sociais)

Processo administrativo apura suspeita de negligência, falha nos protocolos de atendimento e exposição de imagem do paciente que morreu no Pronto Atendimento Cohab II.

A Prefeitura de Carapicuíba informou na manhã desta sexta-feira (16), que afastou seis servidos públicos do Pronto Atendimento Cohab II, após a morte de Sérgio Pedro da Silva, de 50 anos. O paciente morreu sentado na sala de espera da unidade de saúde, no dia 14 de junho, após ser levado por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na noite do dia 13 de junho. Foram afastados dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, uma médica e um auxiliar de enfermagem.

GIRO POLÍCIA: Paciente morre sentando em sala de espera do pronto-socorro da Cohab II, em Carapicuíba

Segundo a administração, foi aberto um prefeitura, foi aberto um processo administrativo disciplinar que apura suspeita de “negligência e exposição da imagem”. Além disso, a Comissão da Secretária de Saúde avaliou várias informações, entre elas, os relatórios do atendimento ao paciente e constatou possíveis falhas nos protocolos.

“Tudo foi encaminhado para abertura de processo administrativo disciplinar. Após as apurações, foram afastados dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, uma médica e um auxiliar de enfermagem, até que o caso seja completamente esclarecido. Dessa forma, a sindicância continua com as investigações para as punições que sejam cabíveis, assim como encaminhamento dos casos para os Conselhos de Classe”, diz o texto encaminhado à redação do jornal GIRO

Prefeitura alterou protocolo de classificação de risco

Ainda através de nota, a Prefeitura de Carapicuíba explica que desde 2017 implantou protocolos de saúde, como a classificação de risco, “justamente para que os pacientes tenham o melhor acolhimento e atendimento humanizado, com prioridade para os casos mais urgentes. Quando falhas graves acontecem é preciso tomar providências rigorosas”, diz a administração.

A Prefeitura pede que quaisquer casos de falta de atendimento ou atendimento inadequado sejam denunciados na ouvidoria por meio dos canais oficiais: Whatsapp (11) 9 6909-5379.

Paciente morreu sentado na sala de espera

Segundo dados do Boletim de Ocorrência, por volta das 22h, da terça-feira (13), o paciente procurou a unidade de saúde após sentir fortes dores no peito. A mulher do paciente relatou aos policiais, que Sérgio era alcoólatra e vinha reclamando constantemente de dores no peito.

Após receber atendimento médico, ainda segundo dados do Boletim de Ocorrência, o paciente ficou na sala de espera aguardando uma remoção para o hospital. Na quarta-feira (14), o médico observou que o paciente ainda estava na unidade. Ele questionou os funcionários que se aproximaram do paciente e perceberam que ele havia morrido sentado.

Prefeitura alega que paciente não teve alta hospitalar

Por meio de nota, a administração municipal negou que o paciente aguardava transferência para outra unidade, mas que não havia recebido alta médica. “É importante esclarecer que o paciente não havia recebido alta. Por este motivo, a Secretaria de Saúde do município está apurando o ocorrido, com todos os profissionais que estavam no plantão, para tomar as providências administrativas cabíveis”, diz a nota.

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