A administração municipal da cidade de Araçariguama exonerou servidora que fez publicação com conteúdo transfóbico em suas redes sociais. O caso ocorreu na manhã de domingo (17).
Na publicação, a funcionária divulgou uma imagem que criticava a transfobia – todo e qualquer tipo de preconceito, aversão ou discriminação com pessoas transexuais –, junto a um texto que criticava a presença de mulheres transexuais em times femininos esportivos. “Eu juro que não entendo as mulheres. Dizem que lutaram anos após anos para conseguir seu lugar de destaque, para depois homens travestidos de mulher, que não conseguiram nada na vida, vestirem uma camisa para se destacar a tomar o lugar das mulheres”, afirmou a ex-servidora.
Segundo o portal de notícias “G1”, a publicação gerou grande repercussão entre pessoas da comunidade LGBTQIA+, que cobraram um posicionamento da Prefeitura, administrada pelo prefeito Rodrigo Andrade (Republicanos). No mesmo dia, a mulher apagou o post.
Na noite de domingo, a gestão municipal de Araçariguama emitiu uma nota oficial sobre o caso. Em seu texto, o órgão repudiou a publicação e anunciou o desligamento da funcionária, feito na segunda-feira (18).
Além disso, a Prefeitura também informou que não concordará com servidores que praticarem intolerâncias religiosas, sexuais e étnicas, preconceitos, assédios moral e sexual, violências, corrupção, extorsão, fraude ou qualquer ato que possa configurar crime.
“A Prefeitura Municipal de Araçariguama vem demonstrar TOTAL REPÚDIO à atitude de uma de suas servidoras que publicou em redes sociais texto com claras características de homofobia e ódio. Desse modo, entendendo que a servidora tenha cometido uma falha grave no mal uso da sua “liberdade de expressão” e demonstrado o seu desalinhamento com modelo e as premissas do atual Governo Municipal, a Prefeitura Municipal de Araçariguama decide pelo desligamento da servidora a partir de 18/10/2021″, dizia a nota.








