Uma reunião agendada para a próxima quarta-feira, 22, entre os prefeitos que compõem o Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) servirá para a elaboração de um pacote de retorno gradativo do comércio da região. O anúncio do encontro foi feito pelo prefeito de Osasco, Rogério Lins (Pode), durante uma transmissão feita pelas redes sociais, neste domingo, 19. Lins explicou que o objetivo é desenvolver diretrizes para todas as cidades. “Vamos nos reunir para elaborar um pacote gradativo de retorno do comércio. Queremos criar diretrizes e regras para quando nós conseguimos ter um controle mais preciso da pandemia”, explica.
Lins ainda enfatizou que as medidas regionais têm por finalidade regulamentar o funcionamento. “Queremos estabelecer medidas regionais. Isso vale inclusive, para regulamentar a questão das igrejas católicas e evangélicas. Queremos ter as diretrizes estabelecidas para quando o comércio voltar a funcionar. Então, na quarta nós devemos anunciar algumas medidas para comerciantes e autônomos”, completa.
O Cioeste é formado pelos municípios de Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Araçariguama e Vargem Grande Paulista
Durante a transmissão, o prefeito Rogério Lins também anunciou que na quarta-feira, 22, será entregue 40 leitos no PS do Jardim D’Abril. “O hospital de Campanha já está em funcionamento e, agora, vamos entregar esses leitos de retaguarda para ajudar no combate ao coronavírus”, disse acrescentando que nesta semana também será anunciado a entrega do “Cartão Merenda” para os alunos da rede municipal. “O objetivo é atender 70 mil crianças com o valor de R$ 70 por aluno. Se tiver dois filhos recebe R$ 140 e assim sucessivamente”, finaliza.
O balanço de casos deste domingo, 19, aponta que Osasco tem 326 casos confirmados da Covid-19 e quase 3 mil casos suspeitos. A cidade possui 27 óbitos confirmados e 214 casos de pessoas que tiveram contaminadas com o novo coronavírus e que são consideradas curadas.