Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

Enem dos Concursos: inscrições terminam nesta sexta (9)

Logo Giro
A prova ocorrerá no dia 5 de maio (Rovena Rosa/Agência Brasil)

As vagas são divididas em oito blocos temáticos. O “Enem dos Concursos” selecionará candidatos para ocupar 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais

As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terminam na próxima sexta-feira, 9 de fevereiro. O chamado “Enem dos Concursos” selecionará candidatos para ocupar 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais. A taxa de inscrição é de R$ 60,00 (nível médio) e R$ 90,00 (nível superior). A previsão de participação do Governo Federal é de mais de 3 milhões de pessoas.

Enem dos Concursos

As vagas são divididas em oito blocos temáticos. Uma única inscrição valerá para concorrer a um posto em mais de um órgão, desde que dentro do mesmo eixo temático.

“A gente começou a perceber que os concursos que abriram eram só em Brasília. Se eu fizer um concurso só em Brasília, vou selecionar pessoas muito qualificadas, mas eu não estou garantindo a diversidade do Brasil para entrar no serviço público brasileiro. Quanto maior a diversidade que a gente tiver, maior vai ser a capacidade de pensar boas políticas públicas. E, aí, a gente teve essa ideia de fazer concurso em vários locais”, afirma Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

Como inscrever-se

Para se inscrever e acessar os editais, o candidato deve acessar sua conta na plataforma Gov.br: https://cpnu.cesgranrio.org.br/login

Todos os níveis de conta – ouro, prata e bronze – são aceitos. Em seguida, preencher os formulários e anexar os documentos exigidos no edital. No momento da inscrição, o candidato escolherá um dos oito blocos temáticos.

A Fundação Cesgranrio, instituição selecionada como banca organizadora, desenvolveu um portal exclusivo para a aplicação do CPNU. Um TUTORIAL em PDF está disponível para baixar, com todos os detalhes do sistema de inscrição.

Estão isentos do pagamento de taxa de inscrição os candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); que cursam ou cursaram faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); assim como aqueles que realizaram transplante de medula óssea.

Prova

A prova ocorrerá no dia 5 de maio. O exame será dividido em dois turnos no mesmo dia, com questões objetivas e dissertativas. A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será no dia 3 de junho. Os resultados finais serão anunciados em 30 de julho. E em 5 de agosto terá início a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.

Confira outras oportunidades divulgadas pelo GIRO.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.